MEMÓRIA

Eu sei o que vocês fizeram no verão passado

Elencamos os clichês cringe que marcaram a estação mais quente do ano no Brasil nas últimas décadas

.
Disclaimer para a geração alfa, a referência é cringe: "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado" é um filme de serial killer de 1997 que, digamos, trata de questões que voltam para nos assombrar noutros carnavais.
Então, se você é gente como a gente, logo vai reconhecer esses itens que fizeram história farofa afora. Clichês da temporada, eles lembram o que já foi hype nos verões passados.
.
Nos anos 80, para garantir um bronzeado reluzente tinha quem se lambuzasse com óleo de urucum, manteiga ou até mesmo com Coca-Cola. Menos arriscado era apostar no bronzeador argentino Rayito de Sol, hit desde a década de 60.
.
Também estava na sacola de praia o filtro solar Coppertone, famoso pela publicidade com um cachorrinho puxando o biquíni de uma garota.
.
Verão também era, nos anos 80, chupar geladinho (também conhecido como chup-chup, gelinho ou sacolé) e melar a mão com o suco derretido vazando do saquinho plástico.
.
E quem não lembra de comprar vários picolés caçando o palito premiado para ganhar... outro picolé.
.
Verão, nos anos 90, era comprar óculos do camelô na areia praia (a lei que exige proteção UV só foi existir em 2005).
Getty Images
Ou fazer tattoo de henna com desconhecidos, trancinha ou tererê, um aplique com miçangas ou pedras intercaladas em uma trança - e voltar das férias com a certeza de estar arrasando com o look praieiro
.
Na época, não tinha Instagram. Pessoal se pegava e rebolava hits de axé até o chão com shortinho É o Tchan! como se ninguém estivesse filmando.
.
Na TV, tinha Suor MTV, Malhação e gente descendo na boquinha da garrafa de fio dental.
Para nadar na praia ou na piscina popularizaram-se boias de braço infantil. E as pranchas de isopor deixaram milhares com a barriga "queimando" depois de horas pegando onda.
.
Também vingou o espaguete, uma invenção brasileira de 1994 que logo se espalharia pelo mundo.

Segundo O Guia dos Curiosos - Invenções, a ideia foi do iatista Adriano Sabino, que elaborou o protótipo reaproveitando o poliuretano expandido, um material usado para preencher espaços em barcos.
.
Quem não ia à praia, montava piscina retangular de plástico com hastes de metal no quintal de casa. Uma das marcas antigas dizia: "Quem tem piscinas Tone tem praia particular".
.
Umas coisas cringe mudaram, mas outras foram repaginadas e incorporadas ao verão até os dias atuais, tanto que se tornaram clichês que continuam a marcar a estação.
.
Publicado em 22 de fevereiro de 2022.
Reportagem: Juliana Sayuri / colaboraram Carolina Vaisman e Edison Veiga

Edição: Eduardo Burckhardt

Arte: Carol Malavolta

Imagens: iStock, @denesroland/Unsplash, @joaopedrovergara/Unsplash, @matheusdk00/Unsplash, divulgação, reprodução,