Bahia, RJ e mais: onde ficam as praias oficiais de nudismo do Brasil

Por Nossa

O nudismo é permitido oficialmente em oito praias no Brasil.

Albert Yam/Creative Commons

Reconhecidas pelos próprios municípios e também pela FBRN (Federação Brasileira de Naturismo), elas estão divididas em cinco estados.

iStock

Confira, a seguir, quais são as praias de nudismo no Brasil.

Júlio César Vieira/UFS

Praia do Pinho (SC), Balneário Camboriú

Reprodução / FBRN

Reconhecida em 1988, é a primeira praia oficial de nudismo do Brasil. Desde 2004, o local passou a constar em um guia das melhores praias naturistas do mundo como a quinta mais bela neste quesito.

Reprodução / FBRN

Praia de Pedras Altas (SC), Palhoça

Reprodução/Tripadvisor

Com um mar tranquilo e sem ondas, a praia tem uma pequena pousada rústica, restaurante, camping e estacionamento. O acesso é feito pela BR 101, 30 km ao sul de Florianópolis.

Reprodução / FBRN

Praia da Galheta (SC), Florianópolis

Reprodução/Tripadvisor

De areia fina e branca, e com um mar de águas cristalinas, a Praia da Galheta só pode ser acessada por trilha. Segundo a FBRN, o movimento naturista está presente no local desde 1980.

Reprodução/Tripadvisor

Praia Olho de Boi (RJ), Búzios

Reprodução/Tripadvisor

O acesso à Praia Olho de Boi se dá a pé, através da Praia Brava de Cabo Frio. Pequena e entre costões, o local tem mar limpo e campo, mas não conta com infraestrutura.

Reprodução / FBRN

Praia do Abricó (RJ), Rio de Janeiro

Reprodução/Tripadvisor

Localizada na zona oeste carioca --próxima à Reserva de Grumari, logo após a Prainha--, a Praia do Abricó tem 250 metros de extensão e é a única da cidade amparada por lei.

Reprodução / Associação Naturista de Abricó

Praia Barra Seca (ES), Linhares

Reprodução/Tripadvisor

Localizada a 142 km da capital Vitória, a Praia Barra Seca fica no município de Linhares e conta com 200 metros para a prática do naturismo. Lá, o mar é bravo e a areia é mais grossa.

Reprodução / FBRN

Praia de Massarandupió (BA), Entre Rios

Raul Spinassé/Folhapress

Para chegar à Praia de Massarandupió, a 93 km de Salvador, é preciso caminhar 20 minutos. Com um mar limpo e de ondas fortes, a praia oferece dois quiosques, além de uma área de camping.

FernandoPodolski/Getty Images/iStockphoto

Praia de Tambaba (PB), Conde

Reprodução / Sociedade Naturista de Tambaba

Com águas cristalinas, piscinas naturais, falésias e vegetação diversificada, a Praia de Tambaba é a primeira praia da região Nordeste do país a ter a prática do naturismo de maneira oficial.

caio acquesta/Getty Images/iStockphoto
Publicado em 22 de janeiro de 2024.