1001 possibilidades

A melhor batata para cada prato: saiba como escolher

Quarto alimento mais consumido no mundo segundo, a batata é adorada pela versatilidade de modos de preparo e sabor neutro que permite inúmeras combinações.
Getty Images/Maskot
O professor do curso de Gastronomia do Senac São Paulo, Nicolas Ferreira, ressalta que há cerca de 4 mil variedades de batatas, o que amplia ainda mais as possibilidades no fogão.
Getty Images/Johner RF
Quantidade de amido e presença de água são alguns dos fatores que determinam quais tipos de batata são ideais para cada prato. Confira alguns exemplos, explicados com a ajuda da equipe do restaurante Origem 75, de Vinhedo (SP).
Xvision/Getty Images

Nhoque

Batata Asterix é a melhor por ter mais amido e deixar a massa mais seca, algo positivo para o nhoque, que precisará de menos farinha. Outra sugestão é usar a batata yacon, que tem um sabor mais adocicado e deixa o prato bem saboroso.
Getty Images/iStockphoto

Purê

Com baixo teor de amido, a batata inglesa tem usos diversos. Um deles é o purê, que vez ou outra também leva batata-baroa.
iStock

Recheada

A batata inglesa faz bem o papel. Basta enrolar o tubérculo num papel alumínio e deixá-lo assando por 30 minutos, a 180 graus. O recheio vai de acordo com os gostos do freguês.
iStock

Chips

As batatas-doces roxa e salmão possuem bastante amido e, por isso, facilitam a fritura e a conquista do "creck" na mordida. Também impressionam pelas cores diferentes.
Lacaosa/Getty Images

Frita

O restaurante usa a batata inglesa orgânica, cortada em palito e com casca, para aproveitar o alimento por completo. Há também quem prefira a asterix, com a explicação de que ela fica mais crocante e sequinha.
Predrag Popovski/Getty Images

Maionese

Pela textura macia, a batata inglesa é a que garante a melhor liga naquela maionese de batatas do almoço de domingo.
Getty Images/iStockphoto

Extra!

Agora que já tem na cabeça qual variedade se sai melhor em cada receita, confira as dicas de seleção e armazenamento do professor Nicolas.
Getty Images/iStockphoto

Selecione sempre as batatas mais firmes e de tamanho e forma adequados. Isso contribui para a cocção uniforme. Para manter a qualidade, devem ser armazenados secos, com casca, longe de calor e luz excessivos, e em área ventilada"

Nicolas Ferreira
Getty Images