De bolo a pamonha

Veja 10 receitas com milho para a Festa Junina

O milho é base alimentar brasileira o ano todo, mas nada se compara à época de São João. Em junho, o ingrediente é exaltado em doces e salgados que vão à mesa nas festas pelo país.
Getty Images
O Brasil foi o país que mais procurou receitas com milho no YouTube durante o mês. O maior número de pesquisas partiu dos estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Alagoas.













Para ajudar os apaixonados por festa junina, selecionamos 10 receitas bacanas com milho. Confira.
Getty Images

Bolinho de milho

O salgadinho frito apresenta a combinação de queijo e milho. É de deixar crianças e adultos com água na boca durante o arraial.
Divulgação

Pamonha com queijo

O quitute cremoso feito de leite, banha de porco e milho ralado é cozido na própria palha da espiga, que ainda faz as vezes de uma charmosa embalagem.
Getty Images/iStockphoto

Curau

O creme de milho doce, comum nos interiores do Brasil, é chamado de canjica no Nordeste. Trata-se de um clássico junino que merece estar na lista de pratos da festa.
Getty Images

Brigadeiro

Quer facilidade? Para esse brigadeiro nem precisa descascar o milho. É só usar o de latinha. Coco ralado dá o arremate final.
Marcelo Resende/UOL

Bolo de fubá com goiabada

A receita de bolo de milho é sucesso de buscas no YouTube. Nesse passo a passo, os ingredientes vão todos no liquidificador. Assim fica fácil, fácil, né?
Nossa/UOL

Bolo cremoso

A textura cremosa é o trunfo da sobremesa. Quem gosta de sentir pedacinhos deve bater os grãos no liquidificador de levinho.
Emiliano Boccato/Divulgação

Cupcake

Quem tem tempo e habilidade pode apostar nos bolinhos ao estilo americano feito com sabores brasileiros. Confeitos coloridos no topo vão atrair a criançada.
Getty Images/iStockphoto

Milho na brasa

O milho cozido é um clássico, mas já experimentou na churrasqueira? Fica com aroma defumado e bem saboroso pela manteiga temperada.
Claudia Totir/Getty Images

Cuscuz nordestino

Festa Junina também combina com cuscuz. Para acertar no preparo do prato é essencial hidratar o flocão com água.
Arquivo pessoal

Cuscuz paulista

Essa versão, preparada com farinha de milho, é úmida e leva uma série de complementos. Quem gosta, pode adicionar pimenta biquinho.
Flavia Novais/Getty Images/iStockphoto

Extra!

Você deve ter percebido que o milho surge nas receitas em diversas formas. Sabe a diferença entre o verde e o de latinha? E do flocão e o fubá? Entenda o que é cada um nos cards a seguir.
Joao Bento da Silva/Getty Images/iStockphoto

Flocão

Usado principalmente no cuscuz, trata-se da farinha de milho moída em partes mais grossas. Seu processo de produção inclui a umidificação dos grãos, prensagem e torra.
Romualdo Crissi/Getty Images/iStockphoto

Fubá

É a farinha obtida pela moagem do milho amarelo e degerminado. Tem espessura média e é capaz de absorver mais água.
Savany/Getty Images

Milho verde

Apesar do nome, trata-se da espiga de milho amarela que ainda não atingiu a fase mais madura e que usamos na maioria das receitas. Já o milho maduro dá origem a produtos como fubá, farinha, óleo e pipoca.
Getty Images/iStockphoto

Milho em lata

O milho enlatado, feito a partir do milho verde, costuma a ter textura mais firme. Outra característica da conserva é o sabor adocicado, cuja intensidade depende do fabricante.
iStock

Gostou?

Salve as receitas para prepará-las no dia do arraial. Não se esqueça de tirar fotos e marcar @nossa_uol nas redes sociais =)
Fernanda Gaspari/Getty Images