PUBLICIDADE

Topo

Meteoro por Trás da Cena: pandemias são culpas de governantes, mostram filmes

Mais Meteoro Por Trás da Cena
1 | 25
Siga o UOL Mov no

Do UOL, em São Paulo

27/03/2020 04h00

Nesta época em que vivemos uma epidemia global (pandemia) de coronavírus e a maioria absoluta dos países do mundo recomendou quarentena aos seus povos, os serviços de streaming cresceram em audiência. E no topo das listas estão os filmes sobre.... epidemias e pandemias. Pois é. E são muitas obras feitas sobre o tema na história do cinema. Das mais fantasiosas às mais realistas, algo que todas têm em comum é: toda epidemia começou quando um governante ignorou um cientista. É este o tema do Meteoro por Trás da Cena desta semana.

Um dos filmes mais vistos no atual momento é "Contágio", de 2011, de Steve Soderbergh. Por quê? Porque é mais realista, didático e fala de um vírus global. Que coincidência, não é mesmo? A película explica até a questão do contágio por superfícies, algo que está deixando todo mundo louco (você deve ter visto gente brigando por álcool gel nem que seja no noticiário recentemente). Toda superfície que pode manter o vírus vivo e nos infectar é chamada de fômite.

Outro ponto relevante que "Contágio" aborda é o surgimento das variadas teorias da conspiração, que só servem para atrapalhar, pois, na prática, quem espalha desinformação também espalha a doença.

Meteoro Por Trás da Cena