PUBLICIDADE

Topo

Meteoro Por Trás da Cena

Meteoro por Trás da Cena: metáfora da prisão da vida põe "Um Sonho de Liberdade" no topo

Mais Meteoro Por Trás da Cena
1 | 25
Siga o UOL Mov no

Do UOL, em São Paulo

10/01/2020 04h00

"Um Sonho de Liberdade" ("The Shawshank Redemption") é o filme mais bem avaliado pelo público em todos os tempos no IMDB (Internet Movie Database), o maior site sobre cinema do mundo. A obra é baseada em um livro de Stephen King ("Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank") e tem direção de Frank Darabont ("À Espera de Um Milagre"). O Meteoro Por Trás da Cena analisa quais as razões que fizeram este filme ter a nota mais alta no IMDB. Antes de começar a explicação, um alerta: o filme é de 1994 e há spoilers no texto e, mais ainda, no vídeo.

Dito isso, vamos lá: o protagonista é Andy, interpretado por Tim Robbins, vice-diretor de um banco que é condenado por matar sua esposa e o amante. O melhor amigo dele na prisão Shawshank, que dá nome à obra, é Red (Morgan Freeman). Ou seja, além de uma grande história dirigida por um grande cineasta, o filme ainda tem esta dupla de atores de alto nível.

Algumas pistas sobre a análise: no filme, descobrimos que Andy é inocente. E este homem inocente é colocado numa prisão muito hostil. De onde tirar forças para viver esta injustiça por anos e mais anos, sofrendo maus tratos? Como pode o mundo ser tão cruel com um cidadão comum? Uma das principais metáforas do filme é fazer com que o espectador se sinta enclausurado com Andy. A prisão do filme pode ser vista como as várias prisões da vida. Quem nunca foi acusado injustamente por algo? Quem nunca se sentiu preso a um relacionamento, um emprego ou a qualquer situação muito ruim na vida? Um Sonho de Liberdade é uma metáfora sobre a condição humana, que nos coloca em espécies de prisões (há inúmeras possibilidades) ao longo da nossa trajetória. Assista para saber mais!

Meteoro Por Trás da Cena