PUBLICIDADE

Topo

Jeito de Mãe


Ep. 7 - Jeito de Mãe, com Lu Gimenez: Mães cedem e liberam gadgets a filhos

Do UOL, em São Paulo

16/12/2019 10h00

Deixar os filhos terem acesso a celulares, tablets e videogames desde cedo é uma boa escolha? Este é o tema do sétimo episódio de "Jeito de Mãe", apresentado por Luciana Gimenez. Por mais que a maioria das mães tenha pensado em evitar, o programa mostra que a elas não conseguiram impedir totalmente os gadgets, tão comuns no dia-a-dia da sociedade. Assista à integra do programa no Facebook Watch. O que você vê acima é apenas um trailer.

Algumas entrevistadas dizem que estão "pagando a língua", porque juraram que nunca dariam para seus filhos usarem, desde pequenos, acessórios tecnológicos porque estimulam o isolamento e podem dificultar, segundo especialistas, a sociabilização da criança, a adaptação a um mundo em que tem que que dividir espaços, vontades, direitos e deveres. Em suma, as relações humanas, desde as mais corriqueiras até as mais profundas.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Mas o "Jeito de Mãe" mostra que é muito difícil manter a criançada longe dos adventos tecnológicos. Porque os amigos têm, porque os primos usam, porque a TV mostra, porque na hora do desespero para acalma a criança acaba sendo uma alternativa. Então, o que ficou como lição, é que a proibição acaba não funcionando, então a maioria das mães optou por controlar e colocar limites de conteúdo e tempo de uso.

No caso da publicitária Mônica Souza, o divisor de águas foi uma viagem par Bali. Muitas horas de avião e como acalmar a impaciência da pequena Maria? Deixar usar todos os gadgets, até depois da chegada no destino final, pois o fuso horário diferente atrapalha o sono de todos, ainda mais de uma criança. 4h da manhã, sem sono? Nada que um desenho animado não resolva. Já o filho de Verônica Souza de Oliveira só tentou jogar futebol pelo videogame. A mãe sugeriu que Panda pegasse uma bola "de verdade" para brincar, mas ele acha "desagradável".

Reprodução
Imagem: Reprodução

Já Louise, que cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro e afirma ter visto muita violência desde cedo, prefere não criar um mundo de ilusões para a filha, que assiste ao pai jogando videogame e matando pessoas na tela. "Se eu criar minha filha achando que lá fora tudo é incrível, pode ser que aconteça uma coisa e ela não saiba nem se defender."

Perdeu os outros episódios? Confira aqui:

1º episódio: Parto

2º episódio: Amamentação

3º episódio: Chupeta

4º episódio: Sono

5º episódio: Fraldas

6º episódio: Alimentação

"Jeito de Mãe" é uma das quatro séries produzidas por UOL e Facebook Watch. As outras são: "Donas do Baile", em que Negra Li revela mulheres expoentes do universo cultural, "Livre Acesso", reality show em que a apresentadora e ativista pelos animais Luisa Mell abre as portas da sua casa e do instituto que leva seu nome, e "Segunda Voz", programa em que a dupla de peso César Menotti e Fabiano recebe grandes nomes do sertanejo para um papo com comes, bebes, revelações e muita música.

Jeito de Mãe