PUBLICIDADE

Topo

Ep.7 - Donas do Baile, com Negra Li: Samba legitima negritude, diz passista

Do UOL, em São Paulo

10/12/2019 10h00

Negra Li foi para o Rio de Janeiro conhecer a história de Sabrina Ginga, passista da Acadêmicos do Salgueiro e cientista social, que tem a dança no sangue e vê o samba como um instrumento de representatividade e de legitimação para o povo negro e sua beleza. Assista ao sétimo episódio de Donas do Baile no Facebook Watch. O que você vê acima é apenas um trailer.

"O passista tem o domínio do samba. Além do que, a representatividade da beleza negra é reconhecida e legitimada", conta Sabrina, que se diz muito carioca com orgulho.

Reprodução
Imagem: Reprodução

A dança começou cedo na vida da sambista e teve um papel importante ainda nos primeiros anos, quando Sabrina tinha dificuldade para comer e sofria para ir para a escola. "Mamei até os 5 anos. Não comia nada, só mamava. E fui pra escola com 3 anos e meio. Então eu só chorava, porque minha 'comida' ficava em casa. Aí minha mãe pensou que precisava fazer algo. Então me colocou no jazz duas vezes por semana, terça e quinta. Nestes dias eu parei de chorar quando ela me deixava na escola."

E por que a mãe de Sabrina pensou em aulas de jazz? "Qualquer dança que eu via na TV eu queria fazer."

Reprodução
Imagem: Reprodução

Perdeu os outros episódios de Donas do Baile? Confira abaixo:

Episódio 1 - Lyz Ventura - Dancehall

Episódio 2 - Luanna Exner - Trap

Episódio 3 - DJ Sophia - Rap

Episódio 4 - Renata Prado - Funk

Episódio 5 - Bruna Battys - Samba

Episódio 6 - Bea Lopes - Charme

"Donas do Baile" é uma das quatro séries produzidas pelo UOL em parceria com o Facebook Watch. As outras são "Livre Acesso", reality show em que a apresentadora Luisa Mell abre as portas da sua vida, incluindo as do instituto que leva seu nome e se dedica ao resgate e cuidado de animais, "Segunda Voz", em que a dupla peso-pesado César Menotti e Fabiano recebe grandes nomes do sertanejo para um bate-papo com comes, bebes e muita música, e "Jeito de Mãe", programa em que a apresentadora Luciana Gimenez, mãe de dois filhos, troca experiências sobre maternidade com mães dos mais variados segmentos da sociedade.

Donas do Baile