PUBLICIDADE

Topo

Livre Acesso

Ep.5 - Livre Acesso: "Não teria fome se mundo fosse vegano", diz Luisa Mell

Do UOL, em São Paulo

27/11/2019 10h00

Saindo um pouco do universo do resgate e pelo carinho dos animais, o quinto episódio de Livre Acesso aborda outra questão relacionada ao tema: o veganismo. Luisa Mell organiza um jantar em família: Gilberto, seu marido, o filho Enzo e a mãe, Sandra Zatz, são veganos como ela. Mas os filhos do primeiro casamento do companheiro, Daphne e Rodrigo, não são. E, por conta disso, a refeição se transforma em um verdadeiro barraco. As discussões contra e a favor a opção de vida de cada grupo permeiam o encontro o tempo todo, principalmente porque Daphne troca alfinetadas com Luisa e Sandra. Assista à integra do programa no Facebook Watch. O que você vê acima é apenas um trailer.

Luisa tem uma chef que prepara apenas pratos veganos para sua família. Para tentar agradar a todos neste jantar especial, há diversas opções na mesa: torta, massa, risoto e até uma que simula carne. Mas ainda assim a confusão reina. Dafne se sente provocada e rebate Luisa e Sandra. A ativista defende que abandonar o consumo de carne hoje vai além de preservar a vida dos animais. "Nesse momento, se a Amazônia toda está sendo destruída porque as pessoas comem carne, não é mais só sua escolha. Você está interferindo em toda vida do planeta", dispara.

Livre Acesso - 5º Ep. Jantar Vegano - Luisa argumenta - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O tom vai subindo entre Daphne, Luisa e Sandra, mesmo com as tentativas de Rodrigo, filho de Gilberto, de fazer a irmã parar. Quando a discussão parece que não vai ter fim, a ativista sentencia: "Não teria fome no mundo se as pessoas fossem veganas". Vale lembrar que são consideradas vegetarianas as pessoas que não consomem nenhum tipo de proteína animal, mas que não excluem da sua dieta derivados como leite e ovo. Veganismo é um modo de vida que busca eliminar toda forma de exploração animal em tudo o que é consumido (alimentação, vestuário, produtos testados em animais, etc). Segundo pesquisa do Ibope em 2018, 14% da população brasileira se declara vegetariana.

Livre Acesso - 5º Ep. - Jantar Vegano - Daphne e Rodrigo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Enquanto isso, no Instituto Luisa Mell, todos os cães resgatados no episódio anterior estão bem de saúde e recuperados. A tristeza fica por conta de alguns filhotes de gatos, que estavam muito fracos quando foram salvos na casa abandonada e não resistiram. No próximo episódio, Luisa vai visitar Laka e Guaru, dois dos cães adotados na feira realizada recentemente e mostrada no terceiro episódio, para saber como estão nos novos lares.

Perdeu os outros episódios de "Livre Acesso"? Confira abaixo:

Episódio 1 - Jantar beneficente

Episódio 2 - Por dentro do Instituto Luisa Mell

Episódio 3 - Bichos resgatados conseguem lares?

Episódio 4 - Resgate de bichos em estado grave

"Livre Acesso" é uma das quatro séries produzidas pelo UOL em parceria com o Facebook Watch. As outras são "Donas do Baile", em que a cantora Negra Li apresenta grandes expoentes femininos do universo cultural brasileiro, "Segunda Voz", em que a dupla peso-pesado César Menotti e Fabiano recebe grandes nomes do sertanejo para um bate-papo com comes, bebes e muita música, e "Jeito de Mãe", programa em que a apresentadora Luciana Gimenez, mãe de dois filhos, troca experiências sobre maternidade com mães dos mais variados segmentos da sociedade.

Livre Acesso