PUBLICIDADE

Topo

Ep. 5 - Donas do Baile, com Negra Li: Sambista superou luto com dança

Do UOL. em São Paulo

26/11/2019 10h00

Neste episódio de "Donas do Baile", Negra Li apresenta Bruna Battys, dançarina e coréografa, que comanda a ala Abre-Alas da escola de samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais de São Paulo. Aos 17, Bruna queria ser dançarina, desistiu por conta da pressão dos pais, mas acabou caindo na arte anos depois como forma de se recuperar da morte do pai. Clique aqui e assista à integra do programa no Facebook Watch. O que você vê acima é apenas um trailer.

"O amor pela dança surgiu aos 17 anos. Tinha dúvida sobre o que queria fazer da vida. Se era moda ou se era dança. Meus pais queriam que eu fosse para a biologia ou para a administração." Para não desagradá-los, mas também para não se trair completamente, Bruna foi para a moda. E deixou o amor pela dança, "embutido".

Donas do Baile - Ep.5 - Negra Li com Bruna Battys - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mas tudo mudou quando o pai morreu. Muito pouco tempo depois, a mãe a incentivou a entrar em uma companhia de dança após ver um vídeo na internet. "Eu entrava (para a aula) chorando, porque eu estava em luto pelo meu pai, mas nisso foi melhorando, foi amenizando a dor. Depois de um certo tempo, parei pra olhar o grupo de dança. Percebi que eu era a única negra."

Então veio a ideia de criar sua própria companhia de dança com um viés representativo. "Resolvi puxar todas as meninas pretas que não tinham a oportunidade de estar em uma companhia como eu. Eu podia passar tudo o que estava aprendendo para elas." Hoje Bruna cita o marido para ilustrar a alegria que a dança lhe traz. "Meu marido até brinca comigo e fala pra eu ir pra Vai-Vai porque sempre volto de lá sorrindo."

Donas do Baile - Ep. 5 - Negra Li com Bruna Battys e cia de dança - Gabi Di Bella/UOL - Gabi Di Bella/UOL
Imagem: Gabi Di Bella/UOL

Perdeu os primeiros episódios de Donas do Baile? Confira abaixo:

Episódio 1 - Lyz Ventura - Dancehall

Episódio 2 - Luanna Exner - Trap

Episódio 3 - DJ Sophia - Rap

Episódio 4 - Renata Prado - Funk

"Donas do Baile" é uma das quatro séries produzidas pelo UOL em parceria com o Facebook Watch. As outras são "Livre Acesso", reality show em que a apresentadora Luisa Mell abre as portas da sua vida, incluindo as do instituto que leva seu nome e se dedica ao resgate e cuidado de animais, "Segunda Voz", em que a dupla peso-pesado César Menotti e Fabiano recebe grandes nomes do sertanejo para um bate-papo com comes, bebes e muita música, e "Jeito de Mãe", programa em que a apresentadora Luciana Gimenez, mãe de dois filhos, troca experiências sobre maternidade com mães dos mais variados segmentos da sociedade.

Donas do Baile