Topo

Donas do Baile


Ep.4 - Donas do Baile: Dançarina evita "culpar" funk por cultura do estupro

Do UOL, em São Paulo

19/11/2019 10h00

O funk tem função social? Para a dançarina e educadora, Renata Prado, tem. A criadora da Academia do Funk, no Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, é a convidada de Negra Li neste episódio de "Donas do Baile". Clique aqui e assista à integra no Facebook Watch. O que você vê acima é apenas um trailer.

Negra Li admite que ainda se choca com as letras. Já Renata, dançarina e educadora (ela dá aulas de dança e ensina sobre a cultura do estilo na Academia do Funk) defende: "O funk é rebelde. Não significa que política não é rebeldia. Mas o funk fala de sexo de uma forma extremamente explícita." Renata defende o estilo como uma cultura libertadora. "Se for para falar de apologia, temos que falar do sexo, drogas e rock n'roll, que veio bem antes. O estupro já existia antes do funk, a sexualização do corpo da mulher já existia antes do funk. Por que o funk é responsável por tudo isso?"

Reprodução
Imagem: Reprodução

Segundo Renata, rap e funk fizeram a cultura acontecer na periferia da zona leste paulistana nos últimos 30 anos, com grande influência do funk carioca na virada do século, muito por conta do DVD Furacão 2000, cuja cópia pirata foi vendida aos montes pelos camelôs da região. E isso cresceu nos últimos anos, pois o funk virou exemplo de pessoas bem sucedidas e atraiu ainda mais a população pobre da periferia que sonha com representação e um futuro melhor.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Perdeu os primeiros episódios de Donas do Baile? Confira abaixo:

Episódio 1 - Lyz Ventura - Dancehall

Episódio 2 - Luanna Exner - Trap

Episódio 3 - DJ Sophia - Rap

"Donas do Baile" é uma das quatro séries produzidas pelo UOL em parceria com o Facebook Watch. As outras são "Livre Acesso", reality show em que a apresentadora Luisa Mell abre as portas da sua vida, incluindo as do instituto que leva seu nome e se dedica ao resgate e cuidado de animais, "Segunda Voz", em que a dupla peso-pesado César Menotti e Fabiano recebe grandes nomes do sertanejo para um bate-papo com comes, bebes e muita música, e "Jeito de Mãe", programa em que a apresentadora Luciana Gimenez, mãe de dois filhos, troca experiências sobre maternidade com mães dos mais variados segmentos da sociedade.

Donas do Baile