Topo

Livre Acesso


Ep.3 - Livre Acesso: bichos sofrem por adoção em evento de Luisa Mell

Do UOL, em São Paulo

13/11/2019 10h00

Luisa Mell e sua equipe resgatam animais feridos ou em situação de risco e os levam para o instituto que leva o nome da ativista. Cuidam, alimentam, resolvem as questões de saúde e depois os ajudam a obter um lar saudável para viver por meio da feira mensal de adoção que organizam. Mas esta tarefa não é tão simples assim: cães como o hiperativo Guaru e a especial Tarsila não costumam ser as primeiras opções do público. No terceiro episódio, chegou a Hora H. Será que eles vão conseguir uma nova casa? Assista à integra do programa no Facebook. O que você vê acima é apenas um trailer.

O processo é rigoroso. Não por chatice, mas pelo cuidado com os animais: as famílias estão com as melhores intenções do mundo quando vão a uma feira de adoção, mas por desconhecimento podem levar para casa um bicho que não pode viver naquele espaço. Por exemplo: Guaru é muito hiperativo e não pode ficar em um apartamento pequeno. Ou não pode morar numa cobertura cujo muro é baixo, já que pode pular e despencar lá do alto. Todas as condições da família pretendente e do lugar em que moram são analisadas, assim como todo o histórico dos bichos, inclusive seu temperamento, é informado para os interessados.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Por isso, Luisa Mell e sua equipe fazem entrevistas e pedem fotos e vídeos do lar para o qual o animal será levado. O objetivo é ter o máximo de informações possível de que haverá amor e segurança para os bichos. Caso contrário, todo o trabalho do instituto, que foi fundado em 2015 e abriga cerca de 400 animais, vai por água abaixo.

E ouvir "não" não costuma ser agradável. Principalmente para quem saiu de casa de coração aberto pensando em voltar para casa com um bicho para chamar de seu. E mesmo quando a adoção dá certo, o trabalho não para por aí: a empresa mantém uma pessoa 100% focada no que chama de "pós-adoção", pois segue em contato com todas as pessoas e ainda visita os lares para checar se as promessas de cuidados com os bichos estão sendo mantidas.

Perdeu os primeiros episódios de "Livre Acesso"? Confira abaixo:

Episódio 1 - Jantar beneficente

Episódio 2 - Por dentro do Instituto Luisa Mell

"Livre Acesso" é uma das quatro séries produzidas pelo UOL em parceria com o Facebook Watch. As outras são "Donas do Baile", em que a cantora Negra Li apresenta grandes expoentes femininos do universo cultural brasileiro, "Segunda Voz", em que a dupla peso-pesado César Menotti e Fabiano recebe grandes nomes do sertanejo para um bate-papo com comes, bebes e muita música, e "Jeito de Mãe", programa em que a apresentadora Luciana Gimenez, mãe de dois filhos, troca experiências sobre maternidade com mães dos mais variados segmentos da sociedade.

Livre Acesso