Você pode achar que videogame com imagens 3D estereoscópicas é uma invenção recente da Nintendo com o 3DS, mas a companhia já teve um console assim já em 1995. Era o Virtual Boy, considerado um dos maiores fracassos da companhia japonesa.
Apesar da novidade da tecnologia, pesaram contra o videogame o fato de ter apenas uma cor nas imagens, o vermelho, que a companhia achava ser menos cansativa para os olhos, e o jeitão desengonçado do aparelho.
O Virtual Boy era, de fato, estranho: com formato de visor, o usuário colocava o rosto no console, e controlava os games com um joypad com dois direcionais em forma de cruz.
De todo jeito, sem games de peso - os principais criadores, como Shigeru Miyamoto, estavam ocupados com o Nintendo 64 e seus jogos -, foi logo abandonado pela Nintendo: o último game lançado no Japão ("SD Gundam Dimension War", da Bandai) foi em 22 de dezembro de 1995, apenas cinco meses depois da estreia do console.
O fracasso custou o emprego de Gunpei Yokoi, idealizador também do Game Boy, que, mais do que colocar a Nintendo no mercado de portáteis, tornou-a líder, posição da qual nunca mais saiu. Depois de deixar a Nintendo, Yokoi lançou o portátil WonderSwan pela Bandai e, em 1997, morreu num acidente de carro.
Nos vídeos a seguir, relembre (ou descubra) o console e alguns de seus jogos: