A divisão nacional da Sony deu um grande passo para a comercialização do Xperia Play - também conhecido como PlayStation Phone - no Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou em seu site que o aparelho foi homologado e já pode ser comercializado em todo o Brasil.
A homologação do produto foi necessária por conta das conexões Wi-Fi e 3G apresentadas por ele, e não significa que o aparelho em questão já está nas lojas. De acordo com a Anatel, esse processo é necessário para assegurar que os produtos comercializados no país possuam um padrão mínimo de qualidade e adequação aos serviços a que se destinam.
Prometido para o segundo semestre deste ano, as especificações técnicas para o Xperia Play nacional serão as mesmas dos Estados Unidos, ou seja, o aparelho estará disponível nas cores preta e branca acompanhado de um cartão SD de 8 GB, tela sensível ao toque e rodará o sistema operacional Android Gingerbread 2.3.
O aparelho traz também uma câmera de 5.1 megapixels de resolução, tela de toque de 4 polegadas, processador Snapddragon de 1GHz de velocidade e chip gráfico Adreno, que promete rodar os games a 60 quadros por segundo.
Segundo o site oficial, o Xperia Play terá até sete jogos carregados na memória e total acesso à rede Android Market, que possui jogos como "Angry Birds" e "Dungeon Defence". Empresas como a Namco Bandai, PopCap e Gameloft anunciaram que oferecerão conteúdo para o aparelho, mas não há projetos anunciados.
Vale lembrar que as versões de games para o primeiro PlayStation que estão na PlayStation Store não são compatíveis com o Xperia Play, obrigando o jogador a comprá-las novamente, caso já as possuam, quando o serviço estiver disponível para o aparelho.
Outras característicasComo no PSPgo, há uma tela que protege os botões e corre na vertical, revelando os seis botões clássicos presentes em consoles/portáteis da família PlayStation (quadrado, X, triângulo, círculo e teclas de ombro, provavelmente L e R), além de direcional digital e duas alavancas analógicas.
Também foi revelado que o portátil contará com suporte a aplicativos como o Google Talk, o programa para conversas desenvolvido pelo Google, Google Mail (popularmente conhecido como GMail), Twitter, Facebook e outros.