Em entrevista ao jornal japonês Asahi, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, comentou sobre o sucessor do Nintendo DS e sobre a situação atual de seus videogames no mercado.
"É condição necessária ter gráficos de alta definição e sensores que leiam os movimentos de quem joga", falou o executivo sobre as características do sucessor do portátil que virá depois do Nintendo DS.
Iwata ainda diz que o próximo portátil já está sendo desenvolvido, mas afirma que não é hora para falar sobre seu período de lançamento, já que o DS bateu o recorde histórico de vendas anuais nos Estados Unidos.
Sobre o Wii, Iwata havia dito em outubro do ano passado que as vendas haviam perdido velocidade, mas que retomou o fôlego no final do ano. Com o lançamento de novidades como "New Super Mario Bros.", as vendas de final de 2009 foram as "melhores dos últimos três anos no Japão e Estados Unidos". Nesta terça-feira (5), a filial americana havia dito que o Wii vendeu três milhões de unidades em dezembro somente nos Estados Unidos, segundo estimativas internas.
O que pode mudar nos jogos com sensores de movimento em portáteis? |
---|
FÓRUM |
|
COMENTE |
Para 2010, o presidente da Nintendo confirma o lançamento de um novo "The Legend of Zelda" para Wii, além da revelação de um título para o Wii Vitality Sensor em julho. Esse acessório, acoplado ao dedo do jogador, lê sinais biométricos, como a frequência cardíaca.
Por fim, o executivo disse que não pretende implantar um sistema de acesso à internet por meio de redes de celular no Nintendo DS, como faz o iPhone. Para ele, esse "esquema de pagamento mensal não combina com jogos".
Captando os movimentosA Nintendo apostou na adoção dos sensores de movimentos nesta geração. Enquanto a Sony a Microsoft se empenharam em poder de processamento e gráficos em alta resolução, o Wii veio com uma proposta de revolução no jeito de jogar, com a introdução de um controle que capta os gestos do jogador.
Assim, o videogame atingiu em cheio o público casual e, agora, tanto a Sony como a Microsoft preparam tecnologias com os mesmos conceitos. A primeira desenvolve um bastão colorido que funciona de maneira análoga ao Wii Remote, previsto para aparecer até meados do ano.
Já a empresa de Bill Gates faz o Project Natal, um acessório que traz um conjunto de sensores, incluindo câmeras, microfones e supostamente um sistema de sonar. Com ele, o jogador não precisa segurar nenhum controle, apenas fazer gestos ou falar. O Natal está previsto para sair até o final de 2010.