Começou nesta quarta-feira (7) o SBGames 2007, o mais importante evento de pesquisa e desenvolvimento na área de games e entretenimento digital da América Latina. No bloco 5 do enorme campus da Unisinos, em São Leopoldo, os visitantes - entre estudantes, produtores e pessoas ligadas à indústria de jogos -, fizeram fila para registrar-se, enquanto alguns estandes ainda estavam sendo montados no hall principal.
A primeira palestra do SBGames foi de Nelson Zagalo, professor de Ciências da Comunicação da Universidade de Minho, em Portugal. Em um tema, no mínimo, interessante, ele falou sobre a abordagem das emoções nos games, através de uma pesquisa que realizou para comparar as respostas das emoções dos jogadores aos games em comparação com os filmes.
Zagalo deparou-se com um problema em relação à tristeza, já que, em sua opinião, para criar uma atmosfera do gênero, normalmente usam-se animações computarizadas, as famosas CGs, que, embora adoradas pelos jogadores, não costumam explorar a interatividade - cenas clássicas como a morte de Aeris em "Final Fantasy VII", por exemplo, são assistidas pelo jogador, o que não diferencia muito de filmes.
Como um exemplo positivo, Zagalo citou "Max Payne", que conseguiu criar uma cena de tristeza misturando CG e jogo em tempo real - logo no início, quando o protagonista vê a família morta por bandidos. O professor ressaltou, enfim, que para criar tristeza, é necessário ter um vínculo emocional entre jogo e jogador, para então quebrá-lo de modo irreversível.
Terminada a palestra, uma
comitiva da Sony foi anunciada, no palco. Produtores da companhia estão no evento para anunciar o interesse em apoiar produtoras brasileiras, que poderão ter seus jogos publicados na plataforma PlayStation.
Em um lance inusitado, José Antonio Leal de Farias, da Sharpgames, que fez uma palestra sobre a plataforma de desenvolvimento XNA, antes do início da atividade, explicou aos presentes que não trouxe o Xbox 360 porquê o console apresentou o famigerado problema "Three Red Lights", que causa pane geral no aparelho. O imprevisto não o impediu, no entanto, de falar sobre o aplicativo da Microsoft cujo objetivo é ser uma plataforma comum entre o Xbox 360 e o PC.