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A História do Videogame


2009

"ADEUS, ELECTRONIC ARTS"
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O game designer Will Wright, criador de séries como "SimCity" e "The Sims", deixou a Maxis, produtora que ajudou a fundar e que, posteriormente, foi comprada pela Electronic Arts. Wright partiu para outro projeto próprio, o Stupid Fun Club, empresa que pesquisa o uso de ferramentas multimídia como forma de entretenimento.
A crise financeira que afetou o mundo em 2008 ainda reverberava no mercado de games no início do ano: os meses de janeiro e fevereiro foram marcados por demissões em diversas grandes empresas: Microsoft colocou no olho da rua 5.000 funcionários, enquanto a Electronic Arts cortou cerca de 1.100 postos de trabalho (cerca de 11% do quadro da empresa) e a THQ mandou embora 600 pessoas (o equivalente a 24% da equipe total da companhia).

Sega, Sony Online Rare também demitiram e o estúdio Factor 5, responsável por "Lair" e pela série "Star Wars: Rogue Squadron", fechou as portas. A Midway, produtora renomada pela série "Mortal Kombat", declarou falência, mas foi posteriormente comprada pela Warner, que se tornou dona de todas as marcas da produtora, incluindo a sangrenta série de luta. Até o mês de julho, o número de funcionários demitidos em produtoras de games batia a marca de 8.500 pessoas.

Ainda no começo do ano chegou ao fim a tradicional revista norte-americana Electronic Gaming Monthly, a EGM, da Ziff Davis. Com isso, site 1UP foi vendido e, posteriormente, foram extintas versões licenciadas da revista pelo mundo, incluindo o Brasil. Posteriormente, em maio, o fundador da publicação, Steve Harris, anunciou que havia adquirido os direitos de publicação da EGM, que voltou a circular em dezembro.

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Temporada de lançamentos começou mais cedo, com "Killzone 2" (PS3);...
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...mais para o final do ano, "The Beatles: Rock Band" fez homenagem à lendária banda;...
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..."New Super Mario Bros." reuniu até quatro jogadores no Wii...
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...e "Call of Duty: Modern Warfare 2" consagrou de vez a série
VEJA JOGOS DE 2009
"Killzone 2", título exclusivo do PlayStation 3, inaugurou a temporada de arrasa-quarteirões. No 1º trimestre, a Capcom fez bonito e lançou "Street Fighter IV" e "Resident Evil 5", que chegaram primeiro para Xbox 360 e PlayStation 3 e meses depois para PC. Já o Nintendo DS buscou o público adulto com "Grand Theft Auto: Chinatown Wars", que mais tarde desembarcou no PSP. O Wii, por sua vez, ganhou o violento "MadWorld", título de estreia da Platinum Games, estúdio formado por ex-funcionários da Clover, e também celebrou a nostalgia com "Punch-Out!! Wii".

Na Game Developers Conference, realizada em março, nos Estados Unidos, o grande destaque foi o OnLive, sistema da Rearden Studios que utiliza o conceito de "computação em nuvem" e promete rodar jogos diversos em computadores de configurações modestas equipados com internet de banda larga. O conceito é simples: em vez dos jogos serem processados na sua própria máquina, todo trabalho é feito por uma rede de sistemas interligados, e apenas o resultado final é entregue ao usuário em formato de vídeo. A tecnologia estava em demonstração no evento, mas conectada por meio de rede local.

Na mesma linha do OnLive, o produtor David Perry, de "Earthworm jim", "MDK" e "Messiah" revelou o Gaikai, mas nem um nem outro serviço entrou em funcionamento em 2009.

Maio marcou o fim uma das maiores lendas da indústria dos videogames: toda a equipe de produção de "Duke Nukem Forever", game em desenvolvimento há mais de dez anos pela 3D Realms, foi dispensada, sob rumores de que o próprio estúdio estava fechando. Em um confuso comunicado, a empresa tentou explicar que não estava deixando de existir e que um dia ainda poderia vir a criar novos jogos. De qualquer forma, "Duke Nukem Forever" parou de ser produzido, deixando como legado uma grande confusão entre a 3D Realms e a distribuidora Take-Two - uma acabou processando a outra por conta de desentendimentos na produção.

No mesmo mês o videogame Zeebo foi lançado oficialmente no Brasil. Desenvolvido pela tupiniquim Tectoy em parceria com a Qualcomm, o aparelho foi lançado primeiro no Rio de Janeiro, em caráter de teste, por R$ 499. Até o fim do ano, chegou ao restante do país, teve o preço diminuído para R$ 299 e foi lançado também no México, em versão com mais funcionalidades, como navegador de internet.

YU SUZUKI PERDE CARGO
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Criador dos principais fliperamas da Sega nos anos 80, o game designer Yu Suzuki emplacou poucos hits posteriormente, sendo o principal deles o ambicioso "Shenmue".Durante o ano, a companhia anunciou a deposição dele do cargo de executivo-chefe de criação, sendo que agora ele cuida apenas da AM Plus, divisão responsável justamente por jogos de fliperama.
Nesta época também brilhou um dos poucos jogos de qualidade exclusivos para PC em 2009: "The Sims 3". Apostando em uma versão refinada da velha fórmula e em diversas possibilidades de personalização, o título vendeu cerca de 3,7 milhões de unidades em dois meses, quantia que, embora não iguale a performance do original, deixou a Electronic Arts satisfeita. Tanto que até o final do ano o simulador de gente já havia recebido a primeira expansão, chamada "Volta ao Mundo", que permitia aos Sims viajarem para novos lugares. Já "InFamous", aportou no PlayStation 3 apresentando ao jogador a possibilidade de decidir ser herói ou vilão e pontuando um ano forte para os donos do console da Sony.

Às vésperas da E3, vazou na rede mundial um vídeo revelando o PSP go, nova versão do portátil da Sony que agora dispensa o drive de discos UMD e foca em download de mídia digital - além de contar com um design mais moderno, compacto e com tela deslizante. A apresentação oficial do aparelho veio na feira, que aconteceu em junho e retomou o antigo formato abandonado em 2006, com grandes estandes, apresentações cheias de pompa e a presença de dezenas de grandes produtoras do segmento. Dentre as principais, uma das ausências mais notáveis foi a da Atari, que preferiu não participar para investir em outras ações promocionais do catálogo da empresa, que incluía jogos como os competentes "Ghostbusters" e "Champions Online", além do promissor "Star Trek: Online".

MICHAEL JACKSON NOS GAMES
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Com a morte do astro pop no ano, novas e curiosas participações do artista em jogos de videogame foram reveladas. Conhecido pela parceria com a Sega em "Moonwalker" e "Space Channel 5", Michael Jackson trabalhou também na trilha sonora de "Sonic the Hedgehog 3", conforme revelou o compositor Brad Buxer, confirmando assim teorias diversas sobre o assunto. Além disso, o game designer Naohto Oshima, responsável pela criação do visual do Sonic, disse que as cores vermelho e branco dos sapatos do herói foram inspiradas na capa do disco "Bad", de Michael Jackson.
Apesar da novidade da Sony, quem causou alvoroço na E3 foi a Microsoft. Em uma conferência inaugurada pelos ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr, que vieram demonstrar o game musical temático da banda, a verdadeira estrela foi o Project Natal, um inovador periférico que consiste em uma câmera para o Xbox 360 que capta movimentos e voz de até quatro pessoas simultaneamente. O anúncio causou impacto tanto pela proposta do projeto como pela surpresa, tendo em vista que nas semanas anteriores a Microsoft não deixou escapar qualquer dica ou indício do Project Natal - que, inclusive, leva esse nome pelo fato de o idealizador do projeto ser brasileiro e gostar da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Para falar sobre a tecnologia, subiram ao palco da conferência alguns dos envolvidos na produção do acessório e até o aclamado diretor de cinema Steven Spielberg. O Natal acabou ofuscando outros pontos altos da apresentação, como as demonstrações de "Call of Duty: Modern Warfare 2" e "Final Fantasy XIII" e os anúncios de "Halo: Reach" e "Metal Gear Solid Rising" - este último feito por Hideo Kojima, criador da franquia de espionagem e ação.

Sem tanto brilho, a Sony apostou em títulos de peso, como "Uncharted 2: Among Thieves"; "The Last Guardian", próximo projeto da equipe responsável por "ICO" e "Shadow of the Colossus"; e "Metal Gear Solid: Peace Walker" e "Gran Turismo", ambos para PSP. Houve também uma extensa demonstração de um controle com sensor de movimentos para o PlayStation 3, mas após o furor causado pelo Natal ficou a impressão de que se tratava de uma novidade que já nascia ultrapassada. Ainda mais tímida foi a Nintendo, que apostou em títulos de medalhões, como "New Super Mario Bros. Wii", "Super Mario Galaxy 2", "Metroid: Other M" e um novo "Legend of Zelda", revelado sem nenhuma pompa por Shigeru Miyamoto após a conferência da empresa na E3. O presidente global da empresa, Satoru Iwata, anunciou também o Vitality Sensor, periférico que mede os batimentos cardíacos do jogador e transporta os dados para o videogame, mas não foi feita nenhuma demonstração prática do aparelho.

O FENÔMENO "FREE REALMS"
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O MMO "World of Warcraft" continua inabalável como o principal game do gênero. Porém, entre tantos pretendentes ao trono um tem se destacado pelo sucesso meteórico: "Free Realms", da Sony Online. Lançado em abril, para PC, bateu em cinco meses a marca de 5 milhões de usuários. Gratuito para jogar, o game foca no público infanto-juvenil, apresentando diversos minigames, e tem previsão de sair também em versão para PS3.
De maneira geral, a E3 2009 foi um sucesso, apagando a má impressão deixada nos dois anos anteriores. Cerca de 41.000 pessoas visitaram o evento e mesmo as empresas que não fabricam consoles procuraram caprichar nas apresentações, investindo principalmente na presença de personalidades. A Electronic Arts levou o tenista Pete Sampras para mostrar "Grand Slam Tennis", enquanto a Ubisoft trouxe o diretor de cinema James Cameron, para falar do game baseado no filme "Avatar", e ninguém menos que Pelé para apresentar "Academy of Champions", jogo de futebol do Wii.

Pouco mais de dois meses depois da E3 foi a vez da estreante Gamescom, em Colônia, na Alemanha, que veio para substituir a antiga Games Convention. Com mais de 450 expositores, o evento angariou amplo sucesso, atraindo 245.000 visitantes e tornando-se a maior feira de jogos eletrônicos do mundo.

Antes da Tokyo Game Show e da avalanche de jogos musicais em setembro, o mercado recebeu duas inovadoras propostas em videogames da Nintendo. "Wii Sports Resort" apresentou o Wii MotionPlus, acessório que aumenta a sensibilidade do controle Wii Remote, enquanto o DS ganhou "Scribblenauts", engenhosa produção do estúdio 5th Cell na qual o jogador deve escrever na tela os objetos que deseja usar para resolver os enigmas das fases. Não bastasse a proposta inusitada, o cartucho ainda foi lançado no Brasil em português brasileiro pela Warner.

A empresa foi responsável também por publicar o empolgante "Batman: Arkham Asylum", que em menos de um mês já havia vendido mais de 2 milhões de unidades e venceu com folga o estigma de que jogos de super-heróis são ruins

O terceiro trimestre do ano ainda foi marcado pelo lançamento do PlayStation 3 Slim. Menor, mais leve e lançado por US$ 299, incentivou corte no valor da versão mais antiga, que passou a custar o mesmo preço. Quem baixou de preço também foi o Wii, que passou de US$ 249 para US$ 199. Primeira queda oficial no valor do console, acabou ajudando a manter bons números de vendas, que caíram bastante em 2009 com relação às temporadas anteriores. A Nintendo ainda aproveitou o ano para colocar à venda no Japão o DSi XL, nova versão do portátil que traz telas maiores e uma bateria de maior duração. Lançado por cerca de US$ 200, quase US$ 10 mais caro que o DSi comum, o XL chega ao ocidente no primeiro trimestre de 2010.

GAMES SOCIAIS
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Uma das novas tendências estabelecidas em 2009 foi o uso de redes sociais como plataformas de jogos. Os exemplos mais emblemáticos são "Mafia Wars" e "FarmVille" do Facebook, jogados por milhares de pessoas e alvos de versões similares, mas com menos requinte, em outras redes ou com temáticas diferentes. Outro movimentado acentuado foi a integração de consoles com redes sociais. No segundo semestre o Wii, Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo DSi ganharam conectividade com o Facebook. "Uncharted 2" apresentou ligação com o Twitter, exibindo o progresso do usuário no game em mensagens no microblog e o aparelho da Microsoft foi mais além, contando também com o Twitter e o serviço musical Last.fm.
Setembro marcou um novo episódio ferrenho duelo dos jogos musicais travado entre Activision e Electronic Arts. "Guitar Hero V" apostou em um setlist eclético e na possibilidade de jogar com qualquer combinação de instrumentos, enquanto "The Beatles: Rock Band" caprichou na homenagem ao lendário quarteto de Liverpool. "Guitar Hero 5" levou a melhor nas vendas, mas protagonizou também um polêmico episódio: a cantora Courtney Love processou a Activision pelo uso da imagem de Kurt Cobain, ex-marido dela e vocalista do Nirvana, que no jogo pode ser utilizado para interpretar canções de qualquer grupo, ocasionando situações cômicas. O desfile de jogos musicais encerrou-se com o novato "DJ Hero", que agradou bastante pela variada trilha sonora e instigante controle em formato de picape, mas pouco vendeu pelos preços salgados - US$ 120 na versão convencional, US$ 200 na especial.

A Tokyo Game Show 2009 manteve o clima morno das últimas edições, com público de 185 mil visitantes, cerca de 9.000 a menos em relação ao ano passado. Apesar de a forte crise econômica mundial pouco ter afetado o mercado nipônico, continua a batalha pela renovação criativa do segmento. Os principais sucessos da feira foram apostas em fórmulas consagradas. "Final Fantasy XIII" disputou atenções principalmente com "Bayonetta", produção do criador de "Devil May Cry" que tem como protagonista uma esbelta e insinuante bruxa. Também com grande atenção, mais continuações, a exemplo de "God of War III", "Uncharted 2", "Gran Turismo 5", novos episódios de "Kingdom Hearts", "Dragon Quest" e, claro, "FIFA 10" e "Pro Evolution Soccer 2010", tendo em vista que os japoneses adoram futebol. Produções ocidentais como "Assassin's Creed II" e "" apareceram de forma tímida ou sequer marcaram presença, caso de "Guitar Hero" e "Rock Band". De fato, o único atrativo ocidental que captou a atenção do público oriental foi o Project Natal, demonstrado para alguns membros da imprensa mundial, inclusive a equipe de UOL Jogos.

PROJECT NATAL EM AÇÃO NA TOKYO GAME SHOW

O futebol virtual chamou atenção na terra do sol nascente e aqui não é diferente. "FIFA 10" e "Pro Evolution Soccer 2010" chegaram com poucas semanas de diferença, reacendendo a velha rivalidade que todo ano divide jogadores. Infelizmente, a nova temporada foi pouco agradável para o público brasileiro: "FIFA" teve o número de times brasileiros totalmente licenciados reduzido enquanto a Konami desistiu de produzir locução em português do Brasil para "Pro Evolution Soccer", sendo que poucas semanas antes anunciou que faria isso na edição 2010.

Outros fatos marcaram a indústria no Brasil no ano, como o avanço dos desenvolvedores nacionais. Por exemplo, durante o SBGames, realizado em outubro, no Rio de Janeiro, foi revelado "Freekscape: Escape from Hell", que integra a linha PSP Minis e é uma produção da Kidguru, ex-Insólita/Abdução. Além disso, a Ubisoft Brasil anunciou a transferência do estúdio de Porto Alegre para a Tecnopuc, Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e também a intenção de, junto com a instituição, oferecer um curso de pós-graduação em desenvolvimento de jogos.

Outro ponto a se destacar é, finalmente, a vinda oficial da linha de videogames PlayStation ao país. No final de novembro o PlayStation 2 passou a ser vendido na rede de lojas Sony Style, assim como jogos para o aparelho, PS3 e PSP. Só os bolsos não tiveram muito o que comemorar: as lojas cobravam R$ 800 por um console de quase 10 anos - o que foi inclusive motivo de piada em sites estrangeiros. O lado da Microsoft foi um pouco mais animador: durante o ano o preço do kit nacional do console caiu de R$ 2.399 para R$ 1.799 e posteriormente para R$ 1.499.

Com a proximidade do fim de ano chegam os lançamentos mais esperados e 2009 contou com uma seleção caprichada. O maior de todos é, com folga, "Call of Duty: Modern Warfare 2". Antes mesmo do lançamento o game da Activision já havia arrecadado milhões em pré-venda. Mais do que isso: o jogo vendeu cerca de 4,7 milhões de unidades logo no primeiro dia, batendo a marca de "Grand Theft Auto IV" e se consolidando como o maior lançamento de um produto de entretenimento da história.

ANIVERSÁRIOS DE 2009
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Estrondoso sucesso do Xbox, Halo completou uma década de vida em grande forma
15 anos do PS1
20 anos de "Earthbound
20 anos do Master System (BR)
25 anos de "Tetris"
20 anos do Game Boy
Fãs de velocidade puderam compensar a ausência de "Gran Turismo 5" em grande estilo, com "Forza Motorsport 3", no Xbox 360, e "Need for Speed> Shift", reinvenção da popular franquia de corrida que agora focou em simular uma experiência realista de corrida. Quem apareceu também foi o longamente adiado "Gran Turismo" para PSP, que decepcionou imensamente pela ausência do tradicional modo de carreira.

Ação não faltou também no belo "Uncharted 2: Among Thieves", no caprichado "Assassin's Creed II" e o pacote de expansão "Halo 3: ODST", que mostrou uma nova maneira de contar histórias no universo de "Halo". Bom humor e variedade de estilos de jogo foram os pontos altos de "Brütal Legend", estrelado por Jack Black, e fantasia medieval com qualidade raramente vista foi o destaque do RPG "Dragon Age: Origins".

Além de estrelar o nostálgico "New Super Mario Bros. Wii", o encanador da Nintendo se juntou ao irmão Luigi no DS em "Mario & Luigi: Bowser's Inside Story", mais um capítulo da engraçada série de RPG. Já o PSP teve sua dose de aventuras coloridas com "LocoRoco 2" e uma versão miniatura de "LittleBigPlanet".

Até nostalgia teve vez com "The Secret of Monkey Island: Special Edition", versão refeita com visual em alta definição e dublagem da clássica jornada do poderoso pirata Guybrush Threepwood - que ainda acompanhou o lançamento de uma nova leva de novas aventuras em 3D da série, produzidas pela competente Telltale Games.

"THE SIMS 3", "UNCHARTED 2", "HALO 3: ODST" E OUTROS
MAIS VÍDEOS DA "HISTÓRIA DO VIDEOGAME"

Apesar da força de "Modern Warfare 2" e a linha de títulos fortes para Xbox 360 e, principalmente, PlayStation , o ano de 2009 foi novamente de ampla superioridade da Nintendo - tanto nas vendas de consoles quanto jogos. O console mais vendido do ano no mundo foi o Nintendo DS que - somadas todas suas versões - teve cerca de 24 milhões de unidades compradas. O Wii vem em seguida, com 16 milhões de consoles e depois o PS3, com aproximadamente 9,7 milhões de videogames vendidos no ano. PSP e X360 dividem a marca de 8 milhões, enquanto o longevo PlayStation 2 apresenta vendas de 4 milhões de unidades.

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