UOL Jogos - Todas as reportagensUOL Jogos - Todas as reportagens
UOL BUSCA

Reportagens

A História do Videogame


2004

Reprodução
O Dual Screen da Nintendo, ou simplesmente DS: criadora do Game Boy escondeu recursos e jogos em produção o máximo que pode
A Nintendo abre o ano divulgando diversas pistas sobre seu novo e misterioso aparelho. O presidente da companhia, Satoru Iwata, descreve-o como "uma prévia da nova geração de hardware". Apenas na última semana do mês foram reveladas as primeiras informações factuais: batizado de Nintendo DS, o aparelho portátil teria duas telas. Na mesma semana, Konami, Namco e Sega mostram interesse em produzir games para o DS.

Em março, a Nintendo anuncia oficialmente a produção de "Donkey Konga", novo jogo do gorila que marcou a estréia de Mario no fliperama. O produto é desenvolvido em parceria com a Namco e é um jogo de música que usa bongôs como controle. Analistas de mercado prevêem que o DS terá um sistema de mensagens instantâneas e rodará música e vídeo (duas afirmações que acabando sendo confirmadas no decorrer do ano).

A Capcom fecha seu Studio 6 e anuncia a criação da Clover, nova produtora que abriga os talentos responsáveis por "Viewtiful Joe" e "Resident Evil".

Reprodução
O simpático "Death Jr.", para PSP, foi feito pela mesma equipe que trouxe "Rayman" e "Phantasy Star" ao Game Boy Advance. O jogo foi distribuído pela Konami
Muitos esperaram que a Microsoft anunciasse o sucessor do Xbox na GDC, no final de março. Ao invés disso, a empresa revelou o XNA - um novo conjunto de ferramentas que unifica a produção de jogos para PC, Xbox e um certo futuro console da empresa. Rumores afirmam que a demonstração feita estaria rodando em um protótipo do novo console. Paralelamente, as primeiras imagens de um jogo para o portátil da Sony, o PSP, são reveladas no evento: "Death, Jr.".

Em abril, a Silicon Knights - estúdio canadense associado à Nintendo e criador de "Eternal Darkness" - anuncia fim da parceria de exclusividade com a empresa. O presidente Denis Dyack não revela quais são os futuros planos da empresa.

A feira E3 2004 é o palco de um duelo de pequenos gigantes: a Sony mostra o PSP, enquanto a Nintendo demonstra o DS. Os dois portáteis são exibidos em espaços restritos, sendo que o PSP só aparece na forma de demonstrações não-interativas (apesar de já estar rodando futuros games como "Metal Gear Ac!d"). A Nintendo mostra diversas demos do DS, muitas dos quais serão transformadas em jogos futuramente.

Reprodução
Após críticas, Nintendo desiste do visual cartunesco de "Zelda" e mostra um Link mais adulto em "Twilight Princess". Posteriormente, além do GameCube, o jogo ganharia uma versão para o Wii, o futuro console da empresa
FOTO DO JOGO
Mas os destaques da feira não pararam por aí. Surpreendendo fãs, imprensa e analistas, a Nintendo mostra um breve vídeo de seu novo "Zelda", que não segue o estilo de desenho animado de "Wind Waker". Um trailer do Link mais velho e realista causa furor entre os fãs da empresa. A Microsoft mostra o multiplayer do esperado "Halo 2", além de anunciar que a Electronic Arts passará a oferecer multiplayer online através do Xbox Live. A Sony faz um discurso técnico sobre uma futura rede online, insinuando que a tecnologia será a base do sucessor do PlayStation 2. A Nintendo menciona seu novo console apenas pelo nome-código, "Revolution". Os três novos aparelhos estarão presentes na próxima edição da E3, em 2005, afirmaram os fabricantes.

Outros destaques da E3 incluem continuações de "Prince of Persia", "Splinter Cell", "Battlefield" (assim como versões para console), a inclusão de "Counter-Strike Source" em "Half-Life 2", entre tantos outros.

"THE SIMS 2", "NINJA GAIDEN" E OUTROS (2004)
MAIS VÍDEOS DA "HISTÓRIA DO VIDEOGAME"

Analistas da indústria e representantes das empresas comentam, em junho, que pretendem estender a vida útil dos consoles, mantendo-os em circulação de forma mais efetiva mesmo depois do lançamento de seus sucessores - a morte prematura de seus antecessores é vista como um erro por todos.

Reprodução
Sustos com "Doom 3", para PC
AMPLIAR FOTO
No começo de agosto, fãs do PC passaram a dormir com a luz acessa. "Doom 3" chegou aos computadores sem grandes inovações, mas obrigou muitos a atualizar sua máquina para que toda a atmosfera de terror ganhasse vida na tela. À exemplo de "Far Cry", lançado no começo do ano, "Doom 3" foi um divisor de águas no que diz respeito à qualidade gráfica dos títulos para PC.

Continuando com a tradição anual de lançar uma atualização de "Mario Party", a Nintendo revela em agosto o acessório secreto que diferenciará a sexta versão: um microfone. Acessório será utilizado em outros jogos de karaokê de terceiros.

Reprodução
Finalmente sai a verdadeira seqüência de "The Sims", e não demora até aparecer uma avalanche de expansões
FOTO DO JOGO
Em setembro os Sims finalmente ganharam sua primeira continuação. Depois de uma seqüência de expansões, o simulador de pessoas ganhou visual renovado e muitas novidades. Não demorou para "The Sims 2" virar mania e a Electronic Arts já anunciou a primeira expansão: "The Sims 2 University".

Ainda em outubro traz uma má notícia sobre "Gran Turismo 4": o jogo perdeu sua opção online. O simulador tem seu lançamento remarcado (depois de muitos atrasos) para o final de 2004. Mesmo com o corte, a Sony acaba voltando atrás e o lançamento nos Estados Unidos para 2005.

A Capcom solta uma bomba em novembro: depois de acabar com virtualmente todas as exclusividades dos cinco jogos originalmente feitos para GameCube (com exceção do criticado "P.N. 03"), "Resident Evil 4" é anunciado para PlayStation 2. O jogo chegará ao console quase um ano depois, mas diversos membros da equipe de produção se dizem revoltados pela decisão arbitrária dos executivos da empresa - a maioria já migrou para a Clover.

Reprodução
"Halo 2" consagra Master Chief como o herói do Xbox; a criação da produtora Bungie transforma-se numa franquia multimilionária da Microsoft
AMPLIAR FOTO
Característico da época do ano, as produtoras de jogos lançam suas armas entre os meses de outubro e novembro. Na enxurrada de grandes títulos estão: "Metal Gear Solid 3", "Grand Theft Auto: San Andreas", "Halo 2" e "Metroid Prime 2: Echoes". Além disso, a Sony começa a comercializar a versão compacta do PS2 (que não aceita disco rígido) e a esperada continuação de "Half-Life" invade o PC. O Nintendo DS chega aos Estados Unidos no dia 21 de novembro. O novo portátil da Nintendo faz sucesso, e repete a dose ao chegar nas lojas japonesas uma semana depois, já no começo de dezembro - o aparelho repete a velocidade das vendas iniciais do Game Boy Advance.

Reprodução
Com poucas unidades, lançamento do PSP no Japão foi prejudicado
No dia 12 de dezembro, a Sony lança o PSP, no Japão. Com uma tiragem limitada de 200 mil peças, o aparelho esgota em questão de horas. "Ridge Racers" é o game mais procurado. Americanos têm de esperar até março de 2005 para receber o produto.

Quando o ano parecia terminado, a Electronic Arts aproveita seus lucros para realizar dois investimentos históricos: compra a exclusividade da licença da liga de futebol norte-americana NFL por cinco anos, assim como 19,9% das ações da concorrente francesa Ubi Soft. O ano termina com o lançamento de "Gran Turismo 4", para PS2, somente no Japão, no dia 28 de dezembro.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    LINHA DO TEMPO

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host