Abalados pela crise global de 2008, estúdio de games demitem milhares de funcionários e alguns são até fechados, mas boa sequência de grandes produções, como "Call of Duty: Modern Warfare 2", "The Beatles: Rock Band" e "New Super Mario Bros." ajudam indústria a superar dificuldades.
Apoiada no sucesso do DS, a produtora de "Mario Bros." e "Zelda" retorna à liderança do mercado de consoles domésticos ao apostar num público mais casual com o Wii; PlayStation 3, da Sony, duela com o Xbox 360, da Microsoft, pela segunda posição.
Após ganhar mercado com o Xbox original, a Microsoft sai na frente dos concorrentes com o lançamento do Xbox 360, que chega quase simultaneamente aos Estados Unidos, Europa e Japão, iniciando uma nova era da diversão eletrônica.
O sucessor do PlayStation, já soberano no mercado, ganha a companhia do GameCube, da Nintendo, e do Xbox, primeira empreitada da Microsoft no ramo dos videogames. As três empresas protagonizariam a guerra dos consoles nos anos seguintes.
O lançamento do PlayStation, console que mudaria para sempre o cenário do entretenimento eletrônico, é recebido com louvor pela mídia e público, graças ao preço acessível, visual refinado e à boa coleção de games apresentada pelo console.
De um lado, um veloz porco-espinho azul; do outro, um carismático encanador bigodudo. Os mascotes de Sega e Nintendo foram os principais símbolos do embate entre as duas fabricantes japonesas, que alcançou o auge com os videogames de 16 bits.