"Ninja Gaiden Sigma" levou o clássico instantâneo "Ninja Gaiden", do Xbox original, para os lados da Sony, ainda que uma geração atrasado, já no Playstation 3. Agora a Tecmo parece estar mais ágil e repetiu a dose com "Ninja Gaiden II". A continuação, até então exclusiva para o Xbox 360, chega ao console rival com vários extras e novidades, sob o nome de "Ninja Gaiden Sigma 2", pouco mais de um ano depois.
A idéia é incorporar toda a mitologia recente do personagem neste novo pacote, aumentando 30% a aventura vista no console da Microsoft, com novas reviravoltas, cenários, inimigos e heróis. Ayane, uma das musas da série "Dead or Alive", é uma que dá as caras agora com personagem jogável, utilizando duas espadas curtas. Outro que aparece é Momiji, de "Ninja Gaiden Dragon Sword" para DS, que luta manejando uma espécie de lança. O herói Ryu, claro, também recebe mimos na forma de armas e poderes inéditos.
Vários problemas da versão original foram ajustados: o nível de dificuldade foi balanceado para se tornar mais equilibrado entre as fases, a câmera também ganhou melhor posicionamento e os estágios ficaram mais realçados para facilitar a navegação. O game traz suporte a troféus - divididos entre os modos para um jogador e multiplayer - e utiliza o sensor de movimento Sixaxis para realizar magias especiais e outras tarefas pontuais.
Novos modos de jogo também foram incluídos, com atenção especial para o aspecto cooperativo online. São cerca de 30 desafios, cada um deles com quatro níveis de dificuldade, com direito a upload da pontuação para um ranking global. Para abrigar tudo isso, o motor gráfico e todo o resto do sistema utilizado para criar "Ninja Gaiden Sigma" foi aprimorado, se aproveitando melhor dos recursos do poderoso console da Sony.