A Digital Media Professional, fabricante japonesa de tecnologia, anunciou que será a fornecedora do núcleo gráfico do Nintendo 3DS, portátil que sucede o DS e que pode mostrar imagens 3D estereoscópicas sem precisar usar óculos especiais.
O nome da tecnologia é PICA200, que a fabricante afirma ter alta capacidade de gerar gráficos com pouco gasto de energia.
Para o blog Digital Foundry, trata-se de uma tecnologia já ultrapassada em certos aspectos, já que tem mais de cinco anos de vida. Mas é algo que condiz com a filosofia da Nintendo: a de ver novos usos em tecnologias antigas. Foi assim com o Nintendo DS e o Wii.
Assim, o 3DS sai com um dispositivo gráfico mais antiquado que o iPhone 3GS, modelo do celular da Apple que já está sendo passado para trás (iPhone 4 sai nesta quinta-feira, 24 de junho nos Estados Unidos).
A especificação usada será o OpenGL ES 1.1 (a mais recente implementação é a 2.1), que não permite efeitos (chamado no jargão de "shaders") programáveis, mas a DMP acrescentou novas funcionalidades como a criação de objetos gasosos, sombras "suaves", iluminação por pixels, texturas procedurais e mapa de refração.
DesempenhoA DMP afirma que o PICA200 consegue gerar 15,3 milhões de polígonos por segundo (assumindo um clock de 200 MHz), metade do que consegue o PSP (33 milhões) e o iPhone 3GS (28 milhões). Mas o site Hardcoreware assume que o processador pode rodar em até 400 MHz, o que dobraria o valor para 30,6 milhões.
Já a velocidade de preenchimento de pontos do 3DS é bem alta comparando com os rivais. São 800 milhões de pixels por segundo a 200 MHz, contra 664 milhões do PSP e 500 milhões do iPhone 3GS. Mas vale lembrar que o 3DS tem quatro vezes mais elementos de tela para preencher que um Nintendo DS.
Naturalmente, o potencial do aparelho não é definido apenas pelo chip gráfico. O processador central ainda é um mistério, mas especula-se que seja usado um modelo mais novo da família ARM9, para manter compatibilidade com o atual DS.
O Nintendo 3DS foi revelado nesta E3. O preço não foi anunciado, nem uma data precisa, mas está previsto para ser lançado até março de 2011. Analistas especulam valor entre US$ 250 e US$ 300 para o aparelho. A principal característica do 3DS é a tela superior, em formato wide e capaz de mostrar imagens em 3D (cuja intensidade é ajustável e o efeito pode até mesmo ser desligado). A tampa exterior traz duas câmeras, que podem tirar fotos em 3D, e um direcional analógico foi acrescentado.
GPU | DMP PICA200 a 400 MHz | Hardware próprio da Nintendo | Hardware próprio da Sony | powerVR SGX535 |
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Resolução da tela | Tela superior: 400x240 (efetivamente 800x240) Tela inferior: 320x240 Total: 1120x240 268.800 pixels | 256x192 (cada tela) 512x192 efetivamente 98.304 pixels | 480x272 130.560 pixels | 480x320 153.600 pixels |
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Vertex Performance (triângulos por segundo) | 30,6 milhões | 120 mil | 33 milhões | 29 milhões |
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Fillrate (pixels por segundo) | 1,6 bilhão | 30 milhões | 664 milhões | 500 milhões |
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Recurso | 3DS | DS | PSP | iPhone 3GS |
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* Fonte: Hardcoreware.com