Em 1996, "Tomb Raider" elevou os games de aventura a um novo patamar e, principalmente, apresentou ao mundo Lara Croft, uma das personagens mais marcantes do entretenimento eletrônico. Para comemorar os dez anos da série, a Eidos Interactive presta um tributo à heroína e seu impacto fenomenal com "Tomb Raider: Anniversary".
O jogo é um remake da primeira versão, desenvolvido através da tecnologia gráfica de "Tomb Raider Legend", devidamente aperfeiçoada, e preserva os elementos que fizeram da série um best-seller, com mais de 7 milhões de cópiadas vendidas.
Os quebra-cabeças estão mais profundos, pois incorporam a interação com os ambientes e o uso dos elementos de física para chegar à solução. O design das fases e o estilo de jogo, no entanto, evocam o clássico, misturando nostalgia e modernidade em um mesmo pacote.
Lara passa por vários locais do globo, como Peru, Europa, Egito e até mesmo a lendária Atlantis, atrás de preciosos artefatos, explorando tumbas e diversos outros ambientes, enquanto combate animais e, eventualmente adversários humanos.