Análises | Track & Field Xbox Live Arcade "um título clássico capaz de proporcionar apenas algumas horas de diversão."
13/08/2007 da Redação | A divertida coletânea de esportes olímpicos "Track & Field", que a Konami lançou originalmente para fliperama em 1983, ficou conhecida nas plataformas que passou, incluindo NES e Gameboy, por detonar joysticks. Tudo graças ao esquema de controle, que consiste em pressionar botões tão rápida e freneticamente quanto possível. O retorno ao Xbox 360, através do Live Arcade, revive a competitiva disputa, pelo menos por algumas horas, mas também coloca em risco, inevitavelmente, os joysticks do console.
Correria
As seis modalidades do original estão presentes, a começar pelos 100 m livres, talvez a que cause mais estragos, uma vez que é essencial "debulhar" o controle para chegar a índices insanos de velocidade. Já no salto em distância e no arremesso de dardo, pressionar os botões pode ser feito de forma mais balanceada, só que é necessário apertar outro botão, na hora H, de forma a garantir o pulo e o arremesso, respectivamente - sem falar no controle do ângulo. Os 100 m com barreira, o arremesso de martelo e o salto em altura completam o cardápio de opções.
No Xbox 360, são oferecidas diferentes alternativas de controle - em último caso, o jogador pode personalizá-los como quiser: joga-se utilizando os botões X ou B para correr e o A para ação; com o direcional analógico para correr; ou, enfim, com a alavanca analógica. Tudo bem que é uma questão pessoal, mas esta última opção acaba sendo a melhor em termos de performance; contudo, a impressão que se tem é que, na busca pelos altos índices de velocidade, quebrar a alavanca é só uma questão de tempo (o mesmo vale para o direcional e até para os botões).
O risco é desencorajador, mas, no final das contas, reforça o fato de que "Track & Field" é um jogo para somente algumas horas de diversão. São poucas as modalidades e a melhor parte do entretenimento está reservada ao multiplayer, local ou online, para até quatro participantes. Na Xbox Live, o lag atrapalha as disputas em tempo real, mas os rankings ("leaderboards") garantem a disputa pelas melhores marcas.
Não que "Track & Field" seja difícil, mas é preciso "debulhar" o controle, aliando velocidade e coordenação motora para não perder o "timing", fórmula que garante a competitividade. As conquistas - são 200 pontos, como de costume - estimulam ainda mais a concorrência, já que a maioria envolve atingir o máximo desempenho nas modalidades.
Vida curta
Com gráficos renovados, "Track & Field" está muito mais agradável aos olhos, sem o "pixelamento" do original, e os 400 Microsoft Points (US$ 5) parecem justos por um título clássico capaz de proporcionar apenas algumas horas de diversão. Muito mais que isso já colocaria os joysticks em sério risco. Contudo, para certos clássicos, funciona a alternativa de adicionar conteúdo novo, o que poderia ter sido feito em "Track & Field", com algumas modalidades inéditas, para assegurar uma vida útil maior.
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