Análises | TrackMania United PC "...sucessor definitivo de 'Stunts', com direito a uma comunidade virtual em constante expansão..."
08/05/2007 da Redação | Há quase duas décadas, um jogo de corrida para PC fez a cabeça de muita gente, mesclando velocidade e manobras radicais como nunca visto antes. "Stunts" foi também um dos precursores dos gráficos 3D para o gênero e se diferenciava pela mecânica baseada em loopings, saltos e parafusos.
Atualmente, é "TrackMania" que representa o gênero no PC, sendo reconhecida até mesmo pelos veteranos como a sucessora de "Stunts". Apesar de ser um sucesso na Europa - principalmente na França, onde foi concebida pelo estúdio Nadeo -, não faz muito alarde além do Oceano Atlântico - preconceito dos norte-americanos, talvez. O que importa é que o jogo chegou oficialmente ao Brasil, onde já possui uma pequena base instalada de fãs e admiradores, com apenas um mês de atraso em relação ao lançamento europeu, através da revista FullGames. E o melhor: pela bagatela de R$15,90.
Passeio de montanha-russa
"TrackMania United" reúne o que as edições passadas "Original", "Sunrise" e "Nations" tinham de melhor, com a diferença que agora ele é totalmente online, com um grande enfoque nos modos multiplayer e na troca de conteúdo criado pelos próprios usuários. Este último elemento, aliás, é o que faz de "United" um universo em constante expansão, visto que qualquer um pode criar pistas e pinturas para lataria dos carros com bastante facilidade, através dos modos de edição, posteriormente e distribuí-las online dentro do próprio jogo.
Ainda assim, o jogo conta com 200 pistas inéditas para a campanha solo, dividida em diferentes temas: Estádio, Ilha, Deserto, Rally, Baia, Costa e Neve. Salvo a estrutura que separa as pistas em quatro níveis de dificuldade, cada um dos temas possui sua própria categoria de carros, cenários e estilo de jogo. Na Ilha, por exemplo, os carros atingem velocidades absurdas em poucos segundos de aceleração, mas derrapam em curvas muito fechadas; já na Neve, a velocidade é sacrificada em favor da dirigibilidade. A maneira de jogar, portanto, é única para cada tema.
O controle dos carros se resume às quatro setas do teclado, permitindo que qualquer um jogue sem dificuldade. Contudo, é a habilidade em fazer curvas e posicionar o carro corretamente nas rampas e obstáculos que realmente conta, e o que faz de "TrackMani" um típico título fácil de jogar, mas difícil de dominar.
"TrackMania" sempre se diferenciou dos outros jogos pelas corridas contra o tempo, quando geralmente esta é uma opção secundária. O objetivo é atingir a linha de chegada no menor tempo possível. Não existem voltas ou mesmo oponentes. Na verdade, você pode habilitar "fantasmas" de carros rivais, que representam três diferentes medalhas e tempos. Contudo, eles não se chocam, pois são apenas demarcações.
A frustração é inevitável ao descobrir que "United" não oferece nenhum modo de corrida tradicional, no qual ganha aquele que estiver à frente dos oponentes. Fechar o adversário ou impedir sua passagem, portanto, são táticas dispensáveis aqui. Entretanto, é uma questão de tempo e costume até perceber o quão divertido a corrida contra o tempo pode ser.
Em geral, um percurso não dura mais do que um minuto - na modalidade fácil, pode não chegar a 15 segundos. O difícil é conseguir um bom tempo na primeira tentativa, visto que um salto ou curva mal executada (que são muito comuns) podem lhe custar alguns segundos ou pior, te mandar para fora da pista. Neste caso, a tecla Enter te leva instantaneamente ao último checkpoint, e a tecla Del de volta ao começo da pista, reiniciando a contagem do tempo - a melhor opção se quiser bater recordes. É uma fórmula puramente baseada em tentativa e erro.
Unidos pela velocidade
Ao completar a pista, o jogo automaticamente mostra o tempo recorde de outros competidores, possibilitando que você baixe o replay de cada um deles, cujo "fantasma" poderá ser incluído durante sua corrida. Para adicionar seu nome na lista, é preciso ativar a contagem de tempo oficial, que assim que iniciada, não permite novas tentativas sem que o jogador pague alguns Coppers, a moeda virtual de "United".
Sim, como em um jogo online massivo, "United" conta com sua própria moeda virtual, adquirida por diversos meios, vencendo partidas solo ou multiplayer online, disponibilizando pistas para a comunidade, entrando no jogo diariamente etc - não é preciso investir dinheiro real. Com elas, você "compra" conteúdo ou participa de determinados eventos. É um sistema justo, inteligente e viciante. Quando você menos espera, já está aficionado por Coppers e recordes.
Cada recorde lhe garante também pontos de habilidade, que representam seu nível de proficiência no jogo. Quanto maior a sua pontuação, melhor sua colocação nos rankings nacionais (nos quais o Brasil está presente) ou mundial.
Através da opção ManiaLink do menu principal, você descobre um mundo imenso de pistas, vídeos, replays, pinturas para os carros e mais, tudo dividido por seções. O problema aqui é que muitas das interfaces internas também são feitas por usuários, que não necessariamente possuem algum conhecimento em design. Além de algumas telas confusas e com informações bastante desorganizadas, há interfaces terríveis e completamente amadoras.
O lado bom é que a comunidade de "United" é imensa e deve crescer exponencialmente. Isso significa que, até que você enjoe da mecânica de jogo, ele não terá fim. É claro que em um mar de pistas criadas por usuários, nem todas oferecem qualidade. Pensando nisso, os desenvolvedores criaram um sistema em que os próprios jogadores classificam as pistas baixadas, fazendo das mais bem cotadas as primeiras a aparecerem nas listas.
Solte sua imaginação
Os outros modos de jogo disponíveis são Puzzle e Platform. O primeiro deles, como o próprio nome sugere, é uma mistura interessante de quebra-cabeça e corrida. Primeiramente é preciso construir um percurso com um número limitado de peças, incluindo rampas e loopings, ligando o ponto de partida ao de chegada. Em seguida, a corrida é iniciada.
Já em Platform, você percorre trajetos malucos, tendo que aproveitar cada salto para alcançar as plataformas certas, sem cair para fora da pista. É um jogo sem limite de tempo, focado na precisão dos controles e com pouca velocidade, que não deve agradar a todos os gostos.
O modo de edição de pistas é tão complexo quanto você quiser. As peças são disponibilizadas na parte inferior da tela, dentre elas diversos tipos de pista, obstáculos, objetos de cenário e mais. A utilização do teclado é essencial para a manipulação da câmera, já que com tantas opções de rampas e loopings, você terá que lidar com objetos muito acima do nível do chão.
Com uma certa experiência na ferramenta e muito tempo livre, você poderá criar pistas tão ou mais ricas e divertidas quanto as que acompanham o jogo. Ao terminar, você pode ainda criar um vídeo de abertura para sua obra, com direito a efeitos especiais de câmera. O limite é a sua imaginação.
"United" pode ser tão bonito quanto seu computador suportar. Existem dezenas de opções que permitem configurá-lo de acordo com as capacidades gráficas da sua máquina. Em relação aos outros jogos de corridas ele é bastante leve. Apesar de haver muitos elementos reciclados dos jogos anteriores, a Nadeo deu uma turbinada no visual e acrescentou diversos efeitos especiais de iluminação e reflexo, que deixaram os gráficos caprichados. As músicas acompanham o estilo de cada tema e, embora não sejam memoráveis, são bastante adequadas.
Um universo em expansão
Enfim um jogo de corrida que substitui a seriedade e realismo, tão presente nos jogos do gênero, por pistas exageradas e diversão descompromissada. É o sucessor definitivo de "Stunts", levando a premissa do clássico à internet, com direito a uma comunidade virtual em constante expansão dentro do próprio game. O modo principal, no entanto, limita-se às corridas contra o tempo, sem colisões entre carros oponentes e fórmula baseada em tentativa e erro. "TrackMania United" por pouco não acerta em cheio, porém chega mais longe que a maioria dos concorrentes de seu gênero. Se é que existe algum.
Veja também Videoanálise de "TrackMania United"
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