iPhone de cara nova: saiba o que muda com o iOS 26 e veja modelos em oferta

Esta semana aconteceu a WWDC 2025 (Worldwide Developers Conference), evento anual da Apple para desenvolvedores. O destaque foi a revelação do iOS 26, atualização que traz grandes mudanças visuais e algumas novas funções ao iPhone.
Ele também inaugura uma nova era na forma como a empresa organiza seus sistemas operacionais — o salto do atual iOS 18 direto para o iOS 26 faz parte de uma estratégia de unificação.
Por que iOS 26?
A Apple explicou que decidiu alinhar os números de versão dos seus sistemas operacionais, que agora serão: iOS 26 (iPhone), iPadOS 26 (iPad), macOS 26 (computadores Mac), watchOS 26 (Apple Watch), visionOS 26 (óculos Vision Pro) e tvOS 26 (Apple TV).
É uma jogada mais simbólica do que técnica, que sinaliza uma integração mais profunda entre os dispositivos da marca. Também alinha o número da versão do OS com o ano de adoção do novo software, a exemplo do que acontece na indústria automotiva, em que os carros lançados em determinado período já são "modelo" do ano seguinte.

O que realmente vai mudar para quem tem iPhone?
O iOS26 aposta em personalização e produtividade, incluindo uma série de recursos que usam inteligência artificial. Conheça os destaques:
1. Design repaginado
Esta é a maior mudança no design do iPhone desde 2013! Liquid Glass, ou "vidro líquido", é o nome que a Apple deu para uma nova linguagem visual, que simula um vidro. Os ícones dos aplicativos ficaram mais brilhantes e tridimensionais, em uma interface translúcida que refrata as cores ao redor. Alguns botões, que antes eram barras fixas, agora flutuam na tela, e as animações estão mais fluidas.

2. Tela de bloqueio
Na tela de bloqueio, o relógio se adapta à foto para ficar atrás do objeto, criando um efeito de profundidade, e aumenta e diminui de tamanho de acordo com a quantidade de notificações. Também existe uma nova maneira de transformar fotos comuns (2D) com um efeito 3D, no aplicativo Fotos, e você pode aplicá-lo à tela de bloqueio. Assim, o papel de parede se mexe conforme você movimenta o iPhone nas mãos.

3. Tradução ao vivo
Os apps Mensagens, Telefone e FaceTime ganharam o recurso de tradução em tempo real. Durante ligações, uma voz traduzirá o que a outra pessoa está falando e vice-versa; nas mensagens, o texto traduzido fica como parte do balão da conversa, enquanto no FaceTime legendas aparecem durante a fala.
4. Interface da câmera
O app Câmera ganhou um visual mais limpo e direto ao ponto. O menu de ferramentas avançadas foi reorganizado e fica "escondido", para priorizar registros rápidos e espontâneos. Agora são apenas dois botões principais, Foto e Vídeo; para ver os outros, é preciso deslizar para os lados.
5. Inteligência visual
A Visual Intelligence consegue "ver" o que está aparecendo na tela do seu iPhone e sugerir ações e interações inteligentes com qualquer conteúdo. É possível pesquisar itens visualmente (como roupas ou objetos para comprar), extrair informações úteis (como datas e locais para criar eventos) e até fazer perguntas usando o Google ou o ChatGPT.
6. Mais funções no app de mensagens
Será possível personalizar o plano de fundo das conversas no serviço de troca de mensagens da empresa — inclusive, com uma imagem gerada pela Apple Intelligence. Além disso, vai dar para criar enquetes dentro dos chats, ter filtros de remetentes desconhecidos e conhecidos, e ver quando alguém está digitando algo. Assim, o app nativo ganha recursos que já conhecemos no WhatsApp.
7. Novo app de Jogos
O novo aplicativo "Games" é um hub para os jogos no iPhone, unificando jogos baixados da App Store, títulos do Apple Arcade e recursos sociais do Game Center em um só lugar. Também mostra novidades dos desenvolvedores, atividades dos amigos e desafios.
iPhones em oferta
Meu iPhone vai receber o iOS 26?
O iOS 26 já está disponível em beta para testes, e a versão final chegará em meados de setembro, com o lançamento da próxima geração de iPhones>.
Confira todos modelos que vão receber a atualização:
- iPhone 16e, 16, 16 Plus, 16 Pro, 16 Pro Max
- iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro, 15 Pro Max
- iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro, 14 Pro Max
- IPhone SE (3ª geração)
- iPhone 13 mini, 13, 13 Pro, 13 Pro Max
- iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max
- IPhone SE (2ª geração)
- iPhone 11, 11 Pro, iPhone 11 Pro Max
É importante ressaltar que os recursos da Apple Intelligence, que dependem de maior poder de processamento, estarão disponíveis apenas nos aparelhos mais novos: linha iPhone 16 (todos os modelos), iPhone 15 Pro e 15 Pro Max.
Modelos com Apple Intelligence
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo e não se responsabiliza pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.