Galaxy Watch7 monitora exercícios e é 'coach' para você dormir melhor
Ler resumo da notícia
O Galaxy Watch7 é o mais barato da linha de smartwatches premium da Samsung. Lançado no ano passado por R$ 2.999, hoje já pode ser encontrado por cerca de metade deste valor, o que deixa seu custo-benefício bem interessante.
O relógio faz um monitoramento de saúde, atividades físicas e sono bem completo e interativo, com ajuda de inteligência artificial. Tenho usado o modelo de 40mm, na cor creme, há cerca de quatro meses e conto a seguir o que mais gosto (e o que não gosto tanto) nele.
O que mais gostei
Acompanhamento de saúde completo. Diferentemente de relógios mais básicos e mais baratos, que têm recursos limitados, o Galaxy Watch7 mede os principais indicadores do nosso corpo:
- batimentos cardíacos (faz eletrocardiograma, o que é um diferencial para ele)
- temperatura corporal (usa essa informação para, por exemplo, prever o ciclo menstrual)
- pressão arterial (poucos modelos fazem isso; no primeiro uso, é preciso calibrar usando um medidor físico)
- oxigenação do sangue

Pontuação de energia e dicas de saúde. Com ajuda de IA, o sistema usa sete índices, como sono, atividade física e frequência cardíaca, para prever a disposição do seu corpo naquele dia, de 0 a 100. Acho um número um pouco abstrato, mas é um esforço legal de inserir mais os smartwatches em nossa rotina. Ele também dá dicas personalizadas de bem-estar para incentivar uma rotina mais saudável, com base em seus dados de saúde.
Monitoramento de sono detalhado e interativo. É um dos meus recursos favoritos dos wearables, pois tenho certa dificuldade em dormir. O Galaxy Watch7 detecta bem as fases do sono, analisa sua noite e tenta ser um "coach", com um treinamento para dormir melhor. Isso me ajudou a ficar mais atenta aos meus hábitos e a celebrar algumas melhorias. Todo dia, você recebe uma pontuação de sono, também de 0 a 100; já tive notas péssimas, como 16, mas ultimamente tenho conseguido manter entre 60 e 90.
No celular pareado ao relógio, o app Samsung Health usa animais como metáforas lúdicas para nosso padrão de sono — durante esse período, melhorei de um cervo para um pinguim, o que ainda não é bom, pois quer dizer que acordo algumas vezes durante a noite. Meta para 2025: virar um leão, o que dorme melhor.

Sensores mais precisos. A parte que fica em contato com a pele para fazer as medições passou de um círculo com 4 LEDs para uma cruz com 13 LEDs de mais cores (amarelo, azul, violeta e ultravioleta, além de verde, vermelho e infravermelho que já eram usados). Na prática, esse sensor Samsung BioActive promete melhor detecção dos dados de saúde e permitiu a introdução de novas funções no relógio.
GPS atualizado. A nova tecnologia de dupla frequência usa banda L1 e também L5, aquela capaz de atravessar concreto, árvores e outros obstáculos densos. Para meu uso, essa precisão não faz tanta diferença, mas quem faz muitos esportes ao ar livre pode se beneficiar de um rastreamento mais exato.
Alto-falante embutido. Aliado ao microfone, o dispositivo permite fazer chamadas, trocar áudios em aplicativos de mensagens e até ouvir músicas diretamente no relógio. Até que é potente considerando seu tamanho, mas funciona melhor em ambientes internos e/ou silenciosos. É mais um quebra-galho para situações em que estamos sem um fone de ouvido e não queremos pegar o celular.
Tela bem brilhante e responsiva. O pico de brilho do display AMOLED dobrou de 1.000 (Watch6) para 2.000 nits, o que significa um uso confortável mesmo sob Sol forte e um "brilho automático" mais eficaz. Há uma "coroa digital", para facilitar a navegação pelos menus, deslizando o dedo pela bordinha da tela redonda. O vidro é de safira, bem resistente a riscos (uso sem película e está intacto).

Confortável em diferentes pulsos. Ele é vendido em dois tamanhos de caixa: 40mm ou 44mm (com opções Bluetooth ou Bluetooth + LTE). Meu braço é bem fino, e o menor ficou perfeito e até bem delicado. Depois de usar smartwatches mais robustos por muito tempo, é um certo alívio usar um com mais cara e tamanho de relógio normal. Ele também está muito leve, com 29 gramas (a geração anterior, no mesmo tamanho, tinha 52g).
Design elegante. Minimalista, ele não chama muita atenção e vai bem com diversos looks. Quando uso relógio maior ou quadrado, costumo tirá-lo se estiver com uma roupa mais produzida. Com o Galaxy Watch7 não precisei fazer isso. Apesar de em geral usar acessórios pretos, eu adorei esta cor creme com micro detalhes laranja e azul. A versão verde escura também é linda. Quem quiser que ele se destaque mais no braço pode comprar pulseiras diferentes (há novas opções de cores e texturas).
Vale ressaltar que ele tem NFC e pode ser usado para pagamentos por aproximação, por meio da Samsung Wallet.

Pontos de atenção
Precisa carregar todo dia. A bateria continua com 300mAh (40mm) e 425mAh (44mm), com duração de até 40 horas, segundo a Samsung, de acordo com seu uso. No meu, que não é tão intenso com atividades físicas, ele não passou muito de um dia — concorrentes como o Apple Watch têm duração parecida. Quem está acostumado com relógios que só precisam ser carregados uma vez por semana, em geral os de marcas chinesas, pode se incomodar. Para mim isso não foi um problema, pois tenho o hábito de carregar o relógio diariamente enquanto tomo banho e me arrumo; uma carga completa leva menos de uma hora e meia.
Só pode ser carregado com o cabo específico. Gerações anteriores do Galaxy Watch também aceitavam carregadores comuns de indução e o Power Share (posicionar na traseira de um celular Samsung para compartilhar a bateria), o que era útil para momentos em que não estamos com o cabo. Porém, por conta do novo sensor, agora só é possível carregar com um modelo específico. Isso me fez falta em algumas ocasiões.

Funciona melhor com celular Samsung. Apesar de poder ser pareado com qualquer Android, algumas funções funcionarão apenas com smartphones da marca, especialmente aquelas que dependem do Samsung Health Monitor (que não pode ser baixado na Play Store, apenas na Galaxy Store). Assim, perde-se recursos de saúde importantes, como o eletrocardiograma (ECG) e o monitor de pressão arterial. Como de praxe, não é compatível com iPhone.
Quem pode gostar?
O Galaxy Watch7 pode não ter trazido tantas mudanças em relação ao Galaxy Watch6, mas segue a receita de sucesso da linha: um smartwatch completo, versátil e bonito. Como o preço baixou, ele se torna ainda mais vantajoso para quem quer monitorar saúde, sono e atividades físicas, principalmente quem já tem (ou pretende comprar) um telefone da Samsung.
Os novos recursos do Galaxy AI, pacote de inteligência artificial da empresa, integrados ao Samsung Health, elevam a qualidade das medições e a maneira em que o relógio se insere na nossa rotina. Além disso, ele tem um visual refinado, que combina com diferentes estilos e tamanhos de pulso.
Para quem busca um modelo mais robusto, ideal para atividades esportivas extremas, a linha também inclui o Galaxy Watch Ultra.
Já quem prefere algo mais barato e simples pode optar pela Galaxy Fit 3, a pulseira inteligente da marca.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@guiadecompras_uol ???Testamos o Nimbus 26 da ASICS e podemos confirmar: a promessa de conforto é real! O modelo se destaca pelo seu design com base larga e a maciez na medida certa ?? Curtiu? Link na bio. #nimbus26 #guiadecomprasUOL #TikTokMadeMeBult #corrida #asics #tenisdecorrida #review ? som original - Guia de Compras UOL
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.