Realme lança GT 6 com IA e tela super brilhante; veja primeiras impressões

A realme, marca chinesa de smartphones, anunciou hoje (20) seu novo top de linha: o GT 6. O aparelho tem câmeras de 50 MP e a tela mais brilhante do mercado, com pico de 6.000 nits (unidade de medida de luminosidade).

O aparelho também estreia o sistema de inteligência artificial da empresa, chamado Next AI, que ajuda na captura de melhores fotos e alimenta recursos como edição de imagens e personalização do celular. O anúncio aconteceu em um evento Milão, na Itália, que o UOL acompanhou com exclusividade.

O GT 6 chegará ao Brasil "em breve", segundo a empresa, mas o preço ainda não foi anunciado. A realme tem sido conhecida por vender smartphones com custo-benefício competitivo, então podemos esperar um valor abaixo dos concorrentes diretos.

Além do realme GT 6, foi apresentado o GT 6T, um modelo um pouco menos avançado — e mais barato, por 399 euros na promoção de lançamento (R$ 2.300 reais, em conversão direta sem impostos).

20.jun.2024: lançamento do realme GT 6
20.jun.2024: lançamento do realme GT 6 Imagem: Marcella Duarte/UOL

Fazia dois anos que a série GT, a mais cara e avançada da marca, não chegava ao mercado global — os últimos produtos foram lançados apenas na China.

A realme chama o novo celular de "flagship killer" (matador de flagships), deixando claro que quer enfrentar tops de linha como Galaxy S24, da Samsung, Edge 50, da Motorola, e até iPhone 15, da Apple. Será preciso aguardar a chegada dele no Brasil e os nossos testes para conferir se é verdade, mas já temos algumas primeiras impressões.

Primeiras impressões do GT 6 e GT 6T

Tive a oportunidade de ver de perto os aparelhos e utilizá-los durante um período de demonstração no evento. A seguir detalho as configurações e minhas impressões.

Continua após a publicidade

Desempenho. Os dois são equipados com os queridos processadores Snapdragon, da Qualcomm. O GT 6 vem com o novo 8s Gen3 e o GT 6T trabalha com o 7+ Gen3, que é um pouco mais antigo. Essa é a principal diferença técnica entre eles. Apesar de não serem os chips mais avançados do mercado, eles permitem uma experiência bem rápida e fluida em ambos os aparelhos, como pude sentir durante cerca de uma hora de uso.

Outros celulares que testei com o mesmo 8s Gen3, como o Moto Edge 50 Ultra, não apresentaram travamentos, mesmo com vários aplicativos abertos ou em tarefas pesadas, como jogos ou edição de vídeo. Por isso, a presença dele no GT 6 é animadora para quem exige boa potência (claro que o Sapdragon 8 Gen3, usado no S24 Ultra, seria mais poderoso, mas elevaria o preço do aparelho).

realme GT 6 prata
realme GT 6 prata Imagem: Marcella Duarte/UOL

Display. A tela tem bordas curvas (eu tendo a preferir as retas, mas gostei da pegada do GT 6) e realmente é bem brilhante, permitindo uma boa visualização mesmo sob luz intensa. Para comparação, o display do iPhone 15 Pro chega a 2.000 nits, e o do Galaxy S24 Ultra a 2.500. Não posso dizer que senti o GT 6, com seus 6.000 nits, ser três vezes mais claro, mas realmente é uma experiência de tela superior e um avanço tecnológico.

Câmeras. O GT 6 tem três sensores traseiros, desenvolvidos pela Sony: 50MP (principal), 50MP (telefoto) e 8MP (ultrawide). O zoom óptico é de até 4x e o digital de 20x. Aqui está a segunda diferença relevante para o GT 6T, que possui duas câmeras (ele não tem a teleobjetiva, apesar dos três círculos na traseira, que nesse caso abrigam apenas flash e sensor). As imagens capturadas me pareceram bem nítidas, com riqueza de detalhes, em diferentes condições de luz.

O modo retrato (que faz o desfoque de fundo) é eficiente e o modo noturno, chamado "super nightscape", tem ajuda de inteligência artificial para ajustar e equilibrar a iluminação da cena. A câmera de selfie é de 32MP, com modo retrato e embelezamento IA (que pode ser calibrado), usado na foto abaixo. A tonalidade do meu cabelo ficou mais vibrante e meu rosto com um aspecto mais liso e claro, sem marcas da pele.

Continua após a publicidade
Selfie tirada com o Realme GT 6, com modo retrato e embelezamento automático ativado
Selfie tirada com o Realme GT 6, com modo retrato e embelezamento automático ativado Imagem: Marcella Duarte/UOL

Infelizmente, não tive tempo de salvar muitas imagens tiradas com ele, nem consegui sair para ambientes externos. Mas devo explorar melhor as câmeras em breve, quando o telefone chegar ao Brasil.

Design. Achei o aparelho bem bonito, com um ar meio futurista. O GT 6 tem traseira de vidro com aspecto metálico, que a empresa chama de "nano mirror". Já no GT 6T esta parte é de plástico, mas visualmente igual. Na área das câmeras, há uma faixa espelhada, que é moderna mas deixa digitais. Ele chega nas cores prata e verde — a mais elegante e diferenciada, na minha opinião.

Realme GT 6 verde
Realme GT 6 verde Imagem: Marcella Duarte/UOL

Jogos. Algumas características da linha GT 6 podem tornar a experiência mais interessante para quem joga. Além do alto brilho da tela, há ray tracing 2.0, tecnologia usada em cenários e objetos gerados por computação gráfica. Na prática, o recurso ilumina uma cena, com todos os objetos ali presentes, da maneira mais realista possível.

Os telefones possuem ainda um sistema de refrigeração com grande câmara de vapor, que promete uma dissipação de calor para um máximo desempenho — e evitar travamentos durante os games. Ja o recurso "geek power tunning" deixa o usuário otimizar a performance do aparelho, alterando o uso de energia da CPU e da GPU quando estiver realizando tarefas mais intensas.

Continua após a publicidade

Bateria. São 5.500 mAh, com carregamento superrápido de 120 watts, que permite 50% da carga em 10 minutos.

Segurança. Há um chip dedicado para criptografia de privacidade, tecnologia que garante maior segurança dos dados, com uma camada física de proteção — como já existe em celulares da Apple e da Samsung.

Versões lançadas

GT 6

  • 8GB RAM + 256GB armazenamento = 599 euros (549 euros*)
  • 12GB RAM + 256GB armazenamento = 699 euros (599 euros*)
  • 16GB RAM + 512GB armazenamento = 799 euros (699 euros*)

GT 6T: memória RAM + espaço de armazenamento

Continua após a publicidade
  • 8GB RAM + 256GB armazenamento = 549 euros (399 euros*)
  • 12GB RAM + 256GB armazenamento = 599 euros

*Valores promocionais de lançamento

Celulares realme vendidos no Brasil

O rmodelo 12 Pro Plus é um dos mais avançados da marca que já chegou ao país, que pode agradar quem está atrás de um celular intermediário premium, que prioriza recursos fotográficos. As câmeras são os pontos fortes dele, como observamos em nossos testes.

Realme 12 Pro Plus 5G (512 GB + 12 GB de RAM)

Cor azul

Já o realme 12 5G é uma versão mais simples, para resolver tarefas do dia a dia. O design e a tela foram dois destaques do modelo em nosso review.

Continua após a publicidade
Divulgação

Divulgação

por R$ 1.799,00COMPRAR

**A jornalista viajou a convite da realme.

Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

@guiadecompras_uol Testamos a mochila que viralizou recentemente. Com 10 compartimentos, incluindo um para sapatos ou roupas sujas, ela impressiona pela organização. Confira o teste e veja tudo o que conseguimos levar nela. ?Gostou? Link na bio. #mochila #mochilaviral #dicasviagem #review #viagemtiktok #maladeviagem #TikTokMadeMeBult #guiadecomprasUOL #comprinhas ? som original - Guia de Compras UOL

Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.

Deixe seu comentário

Só para assinantes