Passagens baratas: 4 capitais para visitar por menos de R$ 500

Se você está querendo viajar, mas o orçamento está apertado, o Guia de Compras UOL encontrou passagens aéreas baratas saindo de São Paulo para conhecer destinos como Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. Em menos de uma hora, é possível chegar a essas cidades e explorar roteiros que incluem praias, boa gastronomia e muita cultura.

Os voos foram cotados pela Decolar.com e custam menos de R$ 500, com saídas dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos. Lembrando que os valores podem mudar e que não incluem despacho de bagagem —nada que impeça você de viajar mais leve e com uma mala de mão ou até mochila.

E seja em um bate volta ou por mais dias, turistar por cada uma dessas cidades pode ser uma boa escolha para quem deseja viajar pelas capitais brasileiras. Veja abaixo o que fazer em cada uma delas:

Rio de Janeiro: de praia a museus

Cristo Redentor
Cristo Redentor Imagem: Getty Images

Começando pela da zona sul, não deixe de visitar as praias do Leme, Copacabana e Ipanema. Nesta última, é possível assistir, quase o ano inteiro, a um belo pôr do sol no Arpoador. Se está com mais tempo e pretende ficar hospedado em praias mais distantes, visite a Barra da Tijuca e a Ilha da Gigóia.

Como a capital fluminense vai muito além do litoral, não deixe de conhecer o Cristo Redentor, símbolo do Brasil e que oferece uma vista panorâmica de quase toda a cidade.

Já para quem busca cultura, o MAR (Museu de Arte do Rio) e o Museu do Amanhã são ótimos passeios para ver exposições diferentes. Lembrando que, às terças, a entrada desses museus são gratuitas.

Continua após a publicidade

Também é possível esticar a saída e aproveitar para conhecer um pouco do centro e ir a lugares como Confeitaria Colombo, Real Gabinete Português e Biblioteca Nacional. Além disso, não deixe de fazer uma visita ao bairro de Santa Teresa, que oferece ruas charmosas, ateliês de arte e uma autêntica feijoada com samba.

Belo Horizonte: destino dos botecos

Jardim na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte
Jardim na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte Imagem: Getty Images/iStockphoto

Belo Horizonte é a capital mineira que encanta com sua mistura de modernidade e tradição. Ao chegar na cidade, comece o roteiro pela Praça da Liberdade, com seus jardins e arquitetura "colonial", considerado um lugar bem "instagramável" para fotos.

Aproveite para explorar o circuito cultural da região, que inclui o Museu das Minas e do Metal e a Fundação Clóvis Salgado.

Continua após a publicidade

Para os amantes da boa gastronomia, a cidade é famosa por seus botecos, onde é possível degustar pratos típicos como o pão de queijo e o feijão-tropeiro. Um dos bairros mais conhecidos para esses bares é o Savassi. E não deixe de conhecer a Serra do Curral, que oferece uma vista deslumbrante do pôr do sol.

Curitiba: cidade dos museus e bem planejada

Jardim botânico de Curitiba
Jardim botânico de Curitiba Imagem: Reprodução

Curitiba é conhecida por seu planejamento urbano e pela qualidade de vida. O Jardim Botânico é um dos principais cartões-postais da cidade, com sua estufa de vidro e jardins exuberantes.

Durante sua estadia, não deixe de conhecer o MON (Museu Oscar Niemeyer), que abriga uma vasta coleção de arte contemporânea. Para uma imersão na cultura local, visite o bairro de Santa Felicidade, famoso por seus restaurantes italianos e vinícolas.

Continua após a publicidade

E, para relaxar, aproveite as áreas verdes do Parque Tanguá, com suas vistas panorâmicas e trilhas para caminhadas.

Brasília: capital da arquitetura

Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Esplanada dos Ministérios, em Brasília Imagem: Agência Brasil ´EBC

Planejada por Oscar Niemeyer, a cidade é referência arquitetônica, e tem pontos turísticos como a Catedral Metropolitana, Congresso Nacional e Esplanada dos Ministérios. À noite, aproveite para caminhar pela Ponte JK, que oferece uma vista espetacular da cidade iluminada.

Além disso, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek é ideal para quem quer relaxar ou praticar esportes, e a Torre de TV Digital proporciona uma vista panorâmica de Brasília.

Continua após a publicidade

Se tiver mais dias na região, não deixe de estender a roteiro e ir até a Chapada dos Veadeiros, que fica a umas duas horas de carro do local.

Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

@guiadecompras_uol Testamos a mochila que viralizou recentemente. Com 10 compartimentos, incluindo um para sapatos ou roupas sujas, ela impressiona pela organização. Confira o teste e veja tudo o que conseguimos levar nela. ?Gostou? Link na bio. #mochila #mochilaviral #dicasviagem #review #viagemtiktok #maladeviagem #TikTokMadeMeBult #guiadecomprasUOL #comprinhas ? som original - Guia de Compras UOL

Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.

Deixe seu comentário

Só para assinantes