UOL Esporte Vôlei
 
04/10/2009 - 13h15

Sem perder sets, seleção feminina de vôlei fatura seu 16º Sul-Americano

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Campeã olímpica em 2008 e do Grand Prix neste ano, entre outras conquistas, a seleção brasileira de vôlei feminino provou mais uma vez sua hegemonia neste domingo. Sem perder sequer um set durante toda a competição, o time conquistou a taça do Campeonato Sul-Americano, em Porto Alegre, sua 16ª na história.

FABI É A MELHOR JOGADORA

Não gosto de festejar títulos individuais porque o mais importante é ajudar o grupo a conquistar mais um título

Líbero Fabi, após a partida
A vítima da vez foi a Argentina, que foi derrotada com certa facilidade, em três sets, por 25-16, 25-16 e 25-22. A única dificuldade do time comandado por José Roberto Guimarães foi no terceiro set, quando as donas da casa tiveram um "apagão". Ainda assim, conseguiram virar o marcador para conquistar a taça.

"Isso faz com que o time cresça", disse Zé Roberto, ao SporTV. "Com isso podemos entender o que tem de ser feito a cada momento e que temos de estar ligados o tempo inteiro. O vôlei é um jogo de regularidade".

A seleção brasileira já havia vencido as argentinas na primeira fase, também com facilidade, na última rodada antes da semifinal. Enquanto as brasileiras bateram a Colômbia com extrema facilidade, por 3 a 0, a Argentina chegou à final após vencer o Peru.

BRASIL FATURA A TAÇA EM PORTO ALEGRE

  • Alexandre Arruda/CBV/Divulgação

    A seleção de Zé Roberto teve dificuldades durante o terceiro set, mas venceu com tranquilidade o jogo

  • Alexandre Arruda/CBV/Divulgação

    Brasileiras e comissão técnica comemoram o ouro

Natália, que conquistou sua primeira taça como titular, comemorou o resultado. "Nossa equipe soube se comportar e isso fez com que nós conseguíssemos nos soltar. E é sempre bom vencer a Argentina", brincou ela.

Com o resultado o Brasil se classificou para a Copa dos Campeões, que será disputada em 2010. A seleção defende o título da competição. Na decisão da medalha de bronze, o Peru levou a melhor e bateu a Colômbia por 3 a 1.

O jogo
A seleção brasileira teve dois primeiros sets tranquilos, vencedo ambos pelo placar de 25 a 16. Na parcial inicial, o bloqueio fez a diferença, com seis pontos contra apenas um das argentinas. No ataque, liderado por boas jogadas de Mari e Sheilla, foram 11 pontos anotados.

O segundo set teve a mesma levada, e o Brasil parecia seguir para uma vitória simples. Não foi o que aconteceu na terceira parcial, quando a Argentina reagiu e conseguiu ficar à frente no placar.

O técnico Zé Roberto teve de agir. Pediu tempo e deu bronca nas jogadoras para que elas conseguissem voltar ao ritmo de jogo que estava garantindo o triunfo. O tempo pedido por ele deu certo e o Brasil virou fazendo 14 a 13. Apesar de as rivais se manterem próximas no placar, não foi suficiente para tirar o set e o título do Brasil.

Além da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, a equipe vem de vitórias em duas edições do Grand Prix e do Final Four, na Montreux Volley Masters, na Copa Pan-Americana e no Torneio Classificatório para o Mundial 2010.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host