UOL Esporte Vôlei
 

O time de Florianópolis respeitou o Minas, mas não deu chances para o adversário

19/04/2009 - 11h13

Nova seleção vence antecessores, e Cimed conquista 3º título da Superliga

Roberta Nomura
No Rio de Janeiro
A quarta final consecutiva entre Cimed/Brasil Telecom e Vivo/Minas colocou frente a frente duas gerações da seleção brasileira masculina de vôlei no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Os novatos do time catarinense levaram a melhor sobre seus antecessores e conquistaram, neste domingo, o título da Superliga. Com a vitória por 3 sets a 0 (29-27, 25-16 e 25-18), o time de Florianópolis levantou seu terceiro troféu nacional, em quatro participações.

CIMED SOBROU NA FINAL, NO RIO
Maurício Val/VIPCOMM
O Minas só ofereceu uma resistência maior no primeiro set, o Cimed dominou os outros
Maurício Val/VIPCOMM
O alto meio-de-rede do Cimed mostrou a sua força com o jovem Lucão, de 2,09 m
VEJA MAIS FOTOS DA DECISÃO
NOVA GERAÇÃO MOSTRA RESPEITO
CLIMA DE FUTEBOL INVADE FINAL
FAÇA O QUIZ DA SUPERLIGA
LUIZOMAR PODE DEIXAR O FINASA
Enquanto o Minas apostou em veteranos que já fizeram parte da seleção - Ezinho, Serginho, Henrique, André Nascimento e André Heller -, a Cimed tem em quadra cinco inscritos pela renovada seleção brasileira para a disputa da Liga Mundial, em junho. A lista de Bernardinho inclui Bruninho, Thiago Alves, Mário Júnior, Éder e Lucão. Os mineiros também emplacaram dois nomes no novo selecionado: Wanderson e Tiagão.

O Minas começou o set muito ligado no confronto. Com bloqueios dos experientes André Heller e André Nascimento, o time chegou a abrir três pontos no 5 a 2 no início do set, porém, aos poucos, a força do meio-de-rede do Cimed começou a aparecer. Éder e Lucão, com 2,09m de altura, seguraram o ataque rival e ajudaram o time de Santa Catarina a tomar a dianteira do set.

Quando a situação parecia se complicar apareceu o experiente André Nascimento. Enquanto a Cimed armava seu contra-ataque, o oposto da seleção nos Jogos de Pequim já observava Thiago Alves. O jogador do Minas subiu sozinho e parou o ataque do ponteiro rival, deixando o Minas apenas um ponto atrás no marcador.

Com alguns erros de ataque, a equipe mineira permitiu que os catarinenses novamente se distanciassem (22-19). Mas novamente apareceu um jogador da antiga geração da seleção para recolocar o Minas na briga. Henrique formou bloqueio duplo com Wanderson e anotou o 21º ponto do time.

Mesmo com o placar apontando 24-24, as duas equipes não abriam mão de saque forçado. A partir de então, o público presente conferiu de perto boas variações de ataques e excelentes defesas dos dois lados da rede. Depois de passar a maior parte do tempo como perseguidor, o Minas finalmente passou à frente (27-26), mas a Cimed foi buscar e em ataque para fora do adversário Maurício, os catarinenses levaram o primeiro set (29-27).

Maurício Val/VIPCOMM
Cimed também levou os títulos de melhor levantador, atacante e melhor da partida
CIMED EXALTA A BASE DO TIME
COADJUVANTE ROUBA CENA NA FINAL
'COLO' DE PACHECO MOTIVA BRUNO
Embalados pela vitória apertada na parcial inicial, a Cimed não teve muito trabalho para comandar o set seguinte. Logo após a segunda parada técnica, os comandados de Marcos Pacheco já tinham oito pontos de vantagem (18-10). Com André Nascimento no banco, os mineiros viram Wanderson, com boa passagem pelo saque, e André Heller tentar diminuir a vantagem (20-13).

Mas o desempenho do novato e do veterano não foi suficiente para parar a entrosada equipe da Cimed. O ponteiro Maurício recebeu a bola na entrada de rede e parou no paredão de Éder, que marcou o último ponto da vitória catarinense no set (25-16).

No início do terceiro set, o time de Florianópolis abriu dois pontos de vantagem, com Théo explorando o bloqueio de André Heller pela saída de rede e Éder fazendo ponto de saque. Aliás, com Éder no saque, o time abriu uma vantagem de cinco pontos (10-5).

A vantagem predominou durante todo o período, o Minas não conseguiu encostar no placar e dependia dos erros dos rivais, que foram poucos. No final, Théo foi para o saque e decidiu a partida com dois aces, fechando em 25-18.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host