UOL Esporte Vôlei
 
03/04/2009 - 23h12

Brasil Telecom bate favorito Rexona e abre 1 a 0 na série da semi

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Única equipe entre as semifinalistas a não contar com campeãs olímpicas em seu elenco, o Brasil Telecom superou o favorito Rexona-Ades na primeira partida da série melhor-de-três da Superliga feminina de vôlei. Na noite desta sexta-feira, a equipe catarinense contou com sua principal jogadora, a veterana Elisângela, para vencer por 3 sets a 2 (28-26, 25-21, 10-25, 23-25 e 15-7) e abrir 1 a 0 no playoff.

Sílvio Ávila/CBV/Divulgação
Maior pontuadora da história da Superliga, veterana Elisângela marcou mais 26 pontos
Sílvio Ávila/CBV/Divulgação
Ponteira Ju Costa foi 2ª maior pontuadora do jogo (25) e ajudou o Brasil Telecom
SEMIFINAL DA SUPERLIGA FEMININA
SÃO CAETANO JOGARÁ SÓ FORA
Maior pontuadora da história da Superliga, a oposta foi o destaque com 26 pontos para o Brasil Telecom, que está a uma vitória da vaga na final. Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar no Rio de Janeiro, às 21h da próxima terça-feira. O Rexona, das campeãs olímpicas Fabi e Fabiana, precisa vencer em casa para provocar a realização da terceira e última partida, também na capital fluminense.

Com o apoio da torcida presente na Arena Multiuso, a equipe catarinense comandou o primeiro set. Mesmo sem ceder muitos pontos para o Brasil Telecom - foram apenas quatro erros contra seis das donas da casa -, o Rexona sofreu com o passe ruim, possibilitou muitos contra-ataques e irritou o técnico Bernardinho.

O time do Rio de Janeiro esteve à frente do placar no início do set (5-4), mas em seguida passou à condição de perseguidor. Logo após permitir o distanciamento das rivais, as comandadas de Bernardinho reagiam e equilibravam a parcial. Depois do empate em 20-20, o Rexona desperdiçou chance de passar à frente com ataque para fora da meio-de-rede Carol Gattaz.

Mas o time carioca conseguiu finalmente retomar o controle (25-24). No entanto, o Brasil Telecom novamente assumiu a liderança do placar em ataque em diagonal da oposta Elisângela. Principal nome da equipe catarinense no set, a ponteira Ju Costa finalizou a parcial em 28-26 em bola na entrada de rede.

Com o mesmo bom desempenho do primeiro período, o Brasil Telecom foi superior em todos os fundamentos na segunda parcial e só esteve atrás no marcador no início. A equipe catarinense contou com atuação destacada da veterana Elisângela para abrir 2 sets a 0. Com três pontos de saque, quatro de bloqueio, 13 de ataque e cinco em erros do Rexona, o time de Brusque venceu por 25-21, novamente em ataque de Ju Costa.

Tudo o que deu certo nas primeiras parciais passou a não funcionar no terceiro set. O Rexona parece ter encontrado o tempo de bola da ponteira Ju Costa e conseguiu pará-la no bloqueio. O Brasil Telecom também colaborou com a fácil vitória das cariocas ao ceder oito pontos em período finalizado em 25-10.

Os erros das anfitriãs continuaram no quarto set. As comandadas de Maurício Thomas deram 11 pontos ao Rexona, em parcial equilibrada até o final. Depois de ver as visitantes abrirem boa vantagem, o Brasil Telecom se recuperou e empatou o set 19-19, em ataque para fora de Joycinha. O técnico Bernardinho contou com uma jogadora que estava no banco para levar a partida para o tie-break. A ponteira Monique explorou bem o bloqueio catarinense para vencer por 25-23.

O esforço para igualar o confronto foi em vão. O Rexona sofreu um verdadeiro apagão no set desempate e foi facilmente dominado pelo adversário. O Brasil Telecom ainda desperdiçou duas chances de fechar o placar com suas principais atacantes Ju Costa e Elisângela e acabou vencendo por 15-7, em dois toques da levantadora Dani Lins, do time carioca.

"O mais importante foi a vitória. A equipe toda está de parabéns e jogou muito bem. A Fabíola deu um show no levantamento. Este resultado foi fruto de muito trabalho", disse Elisângela, que fez questão de enaltecer o trabalho do técnico Maurício Thomas.

*Atualizada à 0h19

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host