UOL Esporte Vôlei
 
07/09/2008 - 11h53

Na despedida de Fofão, Brasil vence e fatura título em Fortaleza

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Elas foram campeãs do Grand Prix no primeiro semestre e conquistaram a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, há duas semanas. Estavam sem treinar desde então, mas ainda assim, e mesmo longe de seu melhor ritmo, as brasileiras da seleção feminina de vôlei fizeram a festa da torcida local ao garantir neste domingo o título do Final Four, quadrangular disputado na última semana em Fortaleza.

Alexandre
A levantadora Fofão recebeu o carinho da torcida na final do Final Four, em Fortaleza
VEJA FOTOS DA DESPEDIDA
ZÉ ROBERTO CONVENCE CAROL
JOGADORAS ENALTECEM FOFÃO
LEIA MAIS SOBRE VÔLEI
Na decisão, as comandadas de José Roberto Guimarães derrotaram a República Dominicana por 3 sets a 0, parciais de 25-21, 25-17 e 25-18. Liderado pelo técnico brasileiro Marcos Kwiek, o time centro-americano não deu tanto trabalho como fizera nos últimos confrontos com o Brasil (3 a 2 no Grand Prix e 3 a 1 na segunda rodada do Final Four) e ficou com o vice-campeonato.

O jogo deste domingo foi o 340º e último da levantadora Fofão pela seleção brasileira. Aos 38 anos, a veterana jogadora, detentora de três medalhas olímpicas (dois bronzes e um ouro), despede-se mesmo a contragosto do técnico Zé Roberto, que tentou fazê-la mudar de idéia mas não conseguiu. Ao fim da partida, antes mesmo do apito final, o treinador estava visivelmente emocionado. A levantadora também chorou e foi atirada para cima pelas companheiras, que gritavam 'Fica, Fofão!'.

"Valeu. Agradeço a Deus por ter me dado a chance de defender o Brasil e chegar neste momento", declarou a jogadora, aos prantos. "Durante a final veio toda uma história na cabeça. Comecei a jogar sem pretensão alguma, e no meu segundo ano fui convocada para a seleção pelo mesmo técnico que não me chamou para a equipe juvenil. De repente, participei de cinco Olimpíadas. Hoje olho para trás e vejo que tudo valeu a pena, e que nenhum momento foi tempo perdido", lembrou.

Além de Fofão, a seleção também viu a despedida da meio-de-rede Walewska, que anunciou após a partida ter se despedido da seleção. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte antes do embarque para Pequim, a central avisou que não pretendia disputar outro ciclo olímpico.

Já a levantadora Carol Albuquerque, de 31 anos, confirmou que ficará na equipe. A ponteira Valeskinha, de 32 anos, ainda não se manifestou sobre sua permanência na equipe.

Aproveitando-se do caráter festivo do evento, Zé Roberto usou todas as 12 jogadoras do combinado na final deste domingo. Além de colocar Jaqueline e Thaísa já no primeiro set no lugar de Paula Pequeno e Walewska, promoveu mais mudanças ao longo da partida: entraram Carol Albuquerque, Sassá e até Valeskinha, improvisada como oposta no lugar de Sheilla.

O bronze ficou com a Argentina, que não havia vencido um jogo sequer em Fortaleza e acabou surpreendendo a seleção de Cuba com uma vitória por 3 sets a 1, parciais de 26-24, 25-19, 16-25 e 25-22. Vale lembrar que a equipe caribenha disputou o torneio com um time bem diferente daquele que ficou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim, sem suas principais jogadoras.

* Atualizada às 17h20

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host