UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

13/07/2008 - 07h40

Heptacampeão, Brasil bate Japão e fecha fase final invicto

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil confirmou o favoritismo neste domingo e bateu o Japão por 3 sets a 0 em Yokohama, na última partida da edição 2008 do Grand Prix. A seleção conquistou o heptacampeonato da competição com o resultado e fechou a última fase sem perder nenhuma partida - o único set foi perdido para a China.

Divulgação/FIVB
Jogadoras brasileiras posam para foto com a taça do título do Grand Prix de vôlei
VEJA AS IMAGENS DA CONQUISTA
MARI É A MELHOR DO GRAND PRIX
PÁGINA DO GRAND PRIX
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
A vitória deste domingo veio em pouco mais de 1h30, com parciais de 25-23, 25-23 e 25-19. Após o final da partida, a ponta Mari foi eleita a melhor jogadora do campeonato. O Brasil dividiu o pódio com Cuba, vice-campeã, e Itália, terceira colocada.

A competição foi a última da seleção feminina antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, no próximo mês. Das maiores forças do vôlei mundial, o Brasil só não venceu nas últimas semanas a Rússia, que não disputou a competição em Yokohama. Das outras potências, as brasileiras passaram por China, atual campeã olímpica, Cuba, vice-campeã do Grand Prix, e Itália, por exemplo.

"Esse título vale pelo emocional, para chegar confiante [em Pequim]. Hoje, temos o parâmetro do que ainda precisamos evoluir e, em cima disso, vamos buscar o melhor jeito possível de conseguir essa melhora", disse Paula Pequeno, à Globo, após a partida.

Neste domingo, a arena de Yokohama estava lotada, com cerca de 14 mil torcedores japoneses torcendo pela sua seleção. Empurrado pela torcida, o Japão fez um jogo equilibrado nos dois primeiros sets.

As jogadas pelo meio foram o melhor caminho encontrado pela seleção brasileira para chegar à vitória. Forçando o saque, o Brasil cedeu seis pontos às adversárias. Com o placar em 24-20 no primeiro set, o sexteto asiático ainda buscou uma reação, marcando três pontos consecutivos - em erros de saque e de finalização, e em um contra-ataque. Mari fechou o set em 25-23.

Na segunda parcial, a seleção brasileira obteve uma vantagem tranqüila, que chegou a cinco pontos em três momentos: 11-6, 16-11 e 17-12. No saque, o Brasil não cometeu tantos erros quanto no primeiro set e soube aproveitar melhor os contra-ataques.

Com o marcador em 24-21, o Japão buscou novamente uma reação. O 23º ponto das japonesas veio no bloqueio do ataque de Paula. Em seguida, o time brasileiro chegou à vitória por 25 a 23.

No último set, pela primeira vez na partida o Japão abriu uma vantagem de três pontos sobre o Brasil. Com o saque que dificultou a recepção brasileira, as japonesas fizeram 4 a 1 - foram dois erros de passe seguidos.

Aos poucos, a seleção heptacampeã do Grand Prix foi reencontrando seu jogo. O bloqueio com Walewska e Paula funcionou. Por outro lado, o Japão cometeu diversos erros, principalmente nas finalizações. Fabiana entrou no lugar de Thaísa e deixou sua marca com um ponto de saque. Com Sheilla, veio a vitória por 25 a 19.

Hospedagem: UOL Host