UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

15/07/2007 - 17h12

Brasil vence a Rússia e conquista quinto título seguido na Liga

Da Redação
Em São Paulo
A seleção brasileira masculina de vôlei conquistou, pela quinta vez consecutiva, o título da Liga Mundial. No total, a equipe do Brasil já tem sete títulos neste campeonato, sendo seis deles sob o comando de Bernardinho. A conquista aconteceu neste domingo, após uma vitória de virada sobre a Rússia, por 3 sets a 1, com parciais de 25-18, 23-25, 26-28, 25-22.

AFP
Brasil conquista pela quinta vez seguida o título da Liga Mundial ao vencer a Rússia
PÁGINA DA LIGA
ÁLBUM DE FOTOS
Desde 1990, o Brasil foi campeão da Liga Mundial seis vezes, sendo as últimas quatro consecutivas. Neste mesmo período, a seleção ainda conquistou dois segundos e quatro terceiros lugares na competição. Apenas a Itália foi mais vitoriosa que o Brasil, com oito títulos vencidos.

Já a Rússia foi a última campeã antes da seqüência brasileira, em 2002. Nos últimos 17 anos, a equipe russa esteve nove vezes entre os três melhores da competição.

Neste domingo, a seleção russa saiu na frente no primeiro set, abrindo dois pontos de diferença no placar. Em uma bola duvidosa que o juiz deu favorável para os russos, o técnico brasileiro Bernardinho pediu tempo e reclamou com a arbitragem.

Ao conversar com seus jogadores, o treinador pediu para eles se concentrarem no jogo e deixarem as reclamações para ele. Parecia ter dado certo, já que o time voltou à quadra mais centrado, conseguindo avançar e ultrapassar os russos no placar.

Apesar disso, com um saque muito forçado, a seleção da Rússia conseguiu se recuperar e liderar a pontuação. Com o placar em 13 a 10 eles fizeram um ace que desmoralizou o adversário. A defesa brasileira parecia perdida, sem conseguir arrumar o passe para Ricardinho, além do bloqueio não funcionar bem. A Rússia fechou em 25 a 18.

TERCEIRO LUGAR
Reuters
A seleção da Polônia, franca favorita na disputa do terceiro lugar na Liga Mundial 2007, não conseguiu passar pelos Estados Unidos e perdeu o bronze por 3 sets a 1, com parciais de 25-19, 25-21, 22-25, 25-19.

Donos da casa, os poloneses chegaram invictos à fase final até encontrarem o Brasil na semi e perderem por 3 sets a 1.
LEIA MAIS
No início do segundo período, a atuação brasileira não mudou muito. O time não estava rápido como costuma ser, e os saques não estavam saindo direito. Além disso, a recepção dos jogadores de Bernardinho não estava se acertando com os fortes saques russos.

Apesar de ter dado um ponto de empate para os brasileiros ao errar no contra-ataque, a Rússia estava com uma recepção praticamente perfeita, o que a manteve com uma folga de dois pontos na liderança.

Depois de um tempo obrigatório, os jogadores de Bernardinho levaram a tradicional bronca e voltaram para a quadra mais precisos, impondo pressão sobre os adversários. Uma seqüência de saques de Ricardinho quebrou o ritmo russo e os induziu ao erro, o que praticamente não tinha acontecido durante a partida.

Com a mesma vibração peculiar da seleção masculina, e correndo atrás das bolas difíceis, o Brasil venceu o set em 25-23.

O jogo do terceiro set estava mais de acordo com as características da seleção brasileira, ágil e forte. Murilo entrou em quadra com um ótimo desempenho, virando várias bolas para o Brasil. Os russos, no entanto, não se deixaram abater e o placar ficou muito equilibrado.

Ao atingir 23 a 23, as duas seleções se revezaram ponto a ponto na frente do placar. Com saques forçados e contra-ataques colocados, os dois times não abriam mão da vitória, até que, no terceiro set point, os brasileiros fecharam com um bloqueio.

O quarto set manteve uma competição difícil, com pressão para ambos os lados que levaram seus jogadores a errar muitos saques. Bernardinho usou a mesma tática de antes e deixou o time sem levantador, o que surtiu efeito e colocou o Brasil com dois pontos de vantagem no placar. A seleção fechou em 25 a 22.

Hospedagem: UOL Host