UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/04/2006 - 11h36

Fernanda Venturini se despede como campeã pelo Rexona

Da Redação
Em São Paulo
O Rexona/Ades (RJ) conquistou o título da temporada 2005/06 da Superliga de vôlei feminino ao vencer o Finasa/Osasco (SP) por 3 sets a 0, neste domingo no ginásio de Caio Martins, em Niterói (RJ), com público de 5.000 pessoas.

Fotos Luiz Doroneto/Divulgação
Fernanda Venturini vibra com a conquista de mais um título em seu último jogo
O tempo total do jogo foi de uma hora e 21 minutos. As parciais foram de 25-14 (em 22 minutos), 25-20 (em 28 minutos) e 25-23 (em 31 minutos).

O jogo marcou a despedida das quadras da levantadora Fernanda Venturini, que ganhou seu 12º título nesta competição nacional.

"Comecei ganhando e terminei ganhando", disse, emocionada, Fernanda à TV Globo, logo após o encerramento do jogo e antes de receber o abraço da filha Júlia, de 4 anos.

ESTATÍSTICAS - PONTOS
QuesitoRexonaOsasco
Ataque4433
Bloqueio0904
Saque0603
Erros do adversário1617
Total7557
fonte: CBV
Apesar de todo o destaque para o adeus de Fernanda, a figura decisiva do Rexona na quinta e última partida da série final em melhor-de-cinco foi a jogadora Renatinha.

Renatinha foi muito eficiente nos ataques e se desdobrou para praticar importantes defesas que deram ao Rexona o domínio da partida. Ela marcou 20 pontos e acertou sete defesas na partida.

O Rexona/Ades devolveu a derrota para o Osasco nas finais da temporada passada, quando o time paulista alcançou o tri da Superliga feminina.

A FESTA DAS CAMPEÃS

Renatinha mandou no jogo


O último ponto do campeonato


Fernanda carrega a taça...


...e é jogada para o alto
No 1º set, o Rexona passou por cima do Osasco, ampliando a diferença no placar. Fechou com tranqüilidade com uma vantagem de 12 pontos que manteve nas últimas bolas disputadas.

O Osasco se recuperou no 2º set, mantendo o equilíbrio no placar até 19-19. Porém, dois ataques certeiros de Renatinha para o Rexona desmontaram o time paulista, que passou a cometer erros na recepção e no ataque que permitiram que o time fluminense fechasse o set com vantagem de cinco pontos.

O 3º set apresentou o mesmo equilíbrio na disputa ponto a ponto, embora o Osasco demonstrasse mais nervosismo por não poder perder o set. O time paulista chegou a manter vantagem em 15-14 e em 21-19.

Mas o Rexona, movido pela proximidade do título e pelas broncas do técnico Bernardinho (que estava em cadeira de rodas por causa de uma contusão no tendão de Aquiles), ajustou seu jogo e retomou o controle.

Erros do adversário, especialmente de Monique Adams, fizeram o Rexona deslanchar a partir de 22-22, fechando a partida e o campeonato.

Na comemoração, Bernardinho comemorou beijando a esposa Fernanda Venturini. A festa para o casal já começara no sábado, quando Bruno Rezende (filho de Bernardinho com sua primeira mulher, a ex-jogadora Vera Mossa) ganhou o título da Superliga masculina pelo Cimed.

"MEU TEMPO PASSOU"
Aos 35 anos (completa 36 em outubro), a levantadora Fernanda Venturini se despediu das quadras neste domingo para, segundo ela, mudar seu ritmo de vida.

"Não tenho mais tesão de jogar, não tenho saco de acordar todo o dia às 8h para treinar. Meu tempo passou e coincide com o amadurecimento de uma nova geração. Fico feliz com isso", disse, antes do jogo.
"O segredo para uma família ter tantos campeões é um só: trabalho, trabalho e muito trabalho", festejou Bernardinho.

Ele confessou que, como técnico, impôs que a mulher se concentrasse totalmente na partida final e esquecesse que era sua despedida.

"Falei com a Fernanda e deixei bem claro que a emoção da despedida deveria ficar para depois. Ela é experiente, sabia disso, e deixou a razão tomar conta. Por isso, comandou o time tão bem", orgulhou-se o treinador e marido.

Em sua campanha, o Rexona perdeu apenas duas partidas (ambas na série final em melhor-de-cinco contra o Osasco). Na primeira fase, venceu todos os 16 jogos, perdendo apenas seis sets.

Nas quartas-de-final, o Rexona eliminou o Flamengo com duas vitórias por 3 sets a 0. Nas semifinais, levou a melhor sobre o São Caetano-Mon Bijou com três vitórias por 3 sets a 0.

Veja também
Hospedagem: UOL Host