Topo

Liga das Nações de vôlei de 2020 é cancelada devido ao coronavírus

Brasil foi vice-campeão da Liga das Nações de vôlei feminino em 2019; EUA levaram o título - Visual China Group via Getty Images
Brasil foi vice-campeão da Liga das Nações de vôlei feminino em 2019; EUA levaram o título Imagem: Visual China Group via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 09h58

A FIVB (Federação Internacional de Voleibol) anunciou na manhã de hoje que os torneios masculino e feminino da Liga das Nações de 2020 não serão realizados devido à pandemia do novo coronavírus.

Os dois campeonatos estavam programados para iniciar em maio. O torneio feminino começaria no dia 19, e o masculino, no dia 22.

Justificando o cancelamento, a FIVB disse em nota divulgada em seu site que optou pela medida "dada a natureza evolutiva da pandemia, a complexidade da realização do evento global em vários países anfitriões e o compromisso de proteger a saúde dos participantes".

"Parte do que torna o VNL (Liga das Nações de Voleibol) tão especial é que é um evento verdadeiramente global, desfrutado por jogadores e especialmente por fãs de todo o mundo. Mas essa força também aumenta seu risco durante a atual pandemia global", disse, na mesma nota, Ary Graça, presidente da FIVB.

A fase final do torneio feminino seria disputada na cidade de Nanquim, na China. Já a reta final da competição masculina seria em Turim, na Itália. As duas sedes serão mantidas para os campeonatos de 2021, que também terão os mesmos participantes, segundo a federação.

Bernard Rajzman, vice-campeão olímpico de vôlei e membro do COB, comenta adiamento dos jogos olímpicos