Topo

Giba diz acreditar que prata de Londres pode virar ouro e explica processo

Brasil perdeu a final para Rússia por 3 a 2 - REUTERS/Olivia Harris
Brasil perdeu a final para Rússia por 3 a 2 Imagem: REUTERS/Olivia Harris

Do UOL, em São Paulo

23/01/2017 16h28

O ex-jogador Giba reforçou sua intenção de brigar pelo ouro olímpico dos Jogos de 2012, em Londres. Em entrevista ao SporTV, o ex-atleta explicou o que fará daqui para frente em busca de iniciar um processo para que o Brasil fique com a conquista.

“Não é tão fácil quanto parece. Terei uma reunião com a comissão, vou ter a oportunidade de entender quais tramites necessários. Precisa passar pelo departamento de doping, depois o jurídico. Quais documentos necessários a serem pegos. Quais órgãos necessários a serem procurados. Se é o COI, Wada, CBV, COB. Não estou indo para entrar com pedido, processo. É o entendimento para qual caminho seguir, qual caminho certo. Estou indo justamente para pegar o caminho e depois, vir para cá, sentar com COB, CBV e ver como fazer direitinho”, falou.

“Existe possibilidade. Tem mais de mil atletas, são sete do vôlei, não citaram nome. Foi dado como positivo. Isso me empolgou muito. A gente tem de ter um cuidado grande”, completou.

Giba chegou a falar que precisa do apoio dos demais atletas da seleção para brigar por essa medalha. Ele até revelou uma conversa com Murilo.

“Todos atletas que estavam lá merecem essa medalha. Como conversei com Murilo, maior força não vão ser órgãos, vão ser os próprios jogadores. Vão me ajudar bastante nesse trabalho para que possa transformar medalha de prata em ouro”, afirmou. “Tenho esperança de que com mobilização, principalmente dos atletas, vai ter de mudar a medalha de prata para ouro”, complementou.

Giba atualmente é presidente da Comissão de Atletas da Federação Internacional de Vôlei. O atleta ainda disse não ter um prazo para definir o assunto. Ele ainda falou sobre a necessidade de entender em qual período os atletas foram flagrados no doping.

Procurada pela reportagem do UOL Esporte nesta segunda-feira, Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e Federação Internacional de Vôlei (Fivb) disseram que não foram informados sobre atletas russos flagrados no exame antidoping nos Jogos Olímpicos de 2012.

A CBV ainda disse que a investigação precisa ser realizado e caso o doping seja comprovado, ela poderá procurar o COB para fazer o pedido da medalha.

A Fivb se pronunciou que só irá se pronunciar novamente sobre o tema quando receber uma notificação oficial da Agência Mundial Antidoping (Wada). A entidade ainda ressaltou que não foi informada sobre doping em Londres nem no relatório de Richard McLaren, citado por Giba com mais de mil atletas flagrados.