Topo

Brasileiras têm dia péssimo, e só uma dupla feminina segue viva no Mundial de praia

Bárbara Seixas (e) e Lili são as únicas remanescentes do Brasil na chave feminina do Mundial - Adam Nurkiewicz/Getty Images
Bárbara Seixas (e) e Lili são as únicas remanescentes do Brasil na chave feminina do Mundial Imagem: Adam Nurkiewicz/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/07/2013 16h54

Após avançar à segunda fase com força máxima, o Brasil sofreu um duro baque nesta quinta-feira na chave feminina do Mundial de vôlei de praia, que está sendo disputado em Stare Jablonki, Polônia. Apenas uma das quatro duplas do país passou para as oitavas de final: Lili e Bárbara Seixas. As outras três parcerias foram eliminadas.

Lili e Bárbara foram justamente as primeiras brasileiras que entraram em quadra nesta quinta-feira, e não decepcionaram. Invictas na primeira fase, as jovens mantiveram o aproveitamento de 100% em sets, superando as suíças Zumkehr e Heidrich por 2 a 0, parciais de 21-13 e 21-12. Na quinta-feira, elas enfrentarão as holandesas Keizer e Van Iersel às 6h (horário de Brasília) pelas oitavas de final.

Os outros três times brasileiros deram adeus ao Mundial. Primeiro, Maria Elisa e Ágatha não resistiram à força e à experiência das chinesas vice-campeãs olímpicas Xue e Zhang Xi, que venceram por 2 sets a 0 (23-21 e 21-14) em 39 minutos de jogo.

Em seguida, foi a vez da ex-parceira de Maria Elisa, Talita, e sua nova companheira, Taiana, se despedirem. As brasileiras fizeram um jogo duríssimo contra as alemãs Ludwig e Walkenhorst, mas desperdiçaram match points no terceiro e decisivo set e perderam por 2 a 1 (21-17, 14-21 e 20-18).

A última despedida foi das irmãs Maria Clara e Carol. Assim como Talita e Taiana, as cariocas tiveram uma partida complicada contra as eslovacas Dubovcova e Nestarcova e perderam de virada por 2 a 1 (10-21, 21-18 e 23-21) em um dos jogos mais demorados do torneio até agora – 59 minutos.

Até hoje, o Brasil subiu ao pódio de todas as edições do Campeonato Mundial, tanto na chave feminina quanto na masculina. Entre as mulheres, Larissa e Juliana são as atuais campeãs (2011) e ainda somam duas pratas (2005 e 2009) e um bronze (2007). Vale lembrar que Juliana está fora do Mundial por problemas com a CBV, e Larissa se retirou do vôlei de praia.

Talita e Maria Elisa ficaram em terceiro lugar em 2009, Sandra foi campeã com Jackie Silva em 1997 e vice com Tatiana em 2001. Adriana Behar e Shelda completam a lista de brasileiras no pódio com dois ouros (1999 e 2001), uma prata (2003) e um bronze (1997).

Masculino

Entre os homens, o Brasil segue com todas as suas duplas em Stare Jablonki, embora apenas uma delas ainda esteja invicta, Alison e Emanuel. Os vice-campeões olímpicos venceram nesta quinta-feira os letões Plavin e Peda por 2 a 0 e avançaram no primeiro lugar do grupo B à segunda fase, na qual enfrentarão o experiente campeão olímpico norte-americano Todd Rogers e seu novo parceiro, Doherty,

Ricardo e Álvaro Filho, que estavam invictos, perderam por 2 a 1 o jogo desta quinta para os austríacos Doppler e Horst, mas passaram pelo grupo K e agora terão pela frente os ucranianos Popov e Samoday.

Na chave E, Evandro e Vitor Felipe aplicaram 2 a 0 nos holandeses van Dorsten e Oude Elferink e se classificaram na segunda posição. Seus próximos adversários serão os tchecos Kufa e Hadrava.

A última vaga brasileira veio no sufoco. Mesmo sendo amplamente favoritos no grupo E, Bruno Schmidt e Pedro Solberg perderam dois de seus três jogos (o último hoje, 2 a 0 para os espanhóis Herrera e Gavira) e tiveram que esperar o final da fase classificatória para saber se passariam. Conseguiram por pouco, e agora terão que encarar os anfitriões Fijalek e Prudel, cabeças de chave número 1 do Mundial. Todos os jogos de segunda fase serão nesta sexta-feira, a partir das 8h.