UOL Esporte Vôlei
 
18/08/2010 - 15h44

Brasil perde amistoso para Polônia e adia a 300ª vitória de Bernardinho

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Polônia venceu amistoso por 3 sets a 2 e evitou <br>uma vitória histórica da seleção com Bernardinho

    Polônia venceu amistoso por 3 sets a 2 e evitou
    uma vitória histórica da seleção com Bernardinho

A seleção brasileira não conseguiu dar a vitória de número 300 da carreira de Bernardinho à frente da seleção brasileira nesta quarta-feira. A equipe começou mal e perdeu os dois sets iniciais. Conseguiu a recuperação nas duas parciais seguintes e chegou ao empate, mas perdeu para a Polônia por 3 sets a 2, com parciais de 25-21, 25-18, 14-25, 17-25 e 20-18. O jogo serviu como festa para a inauguração do novo ginásio da cidade polonesa de Gdansk.

O primeiro set começou com domínio da seleção da casa, que conseguiu abrir boa vantagem sobre os brasileiros. Entretanto, a diferença caiu nos momentos decisivos do set, quando o time de Bernardinho apertou e encostou: 16-15. Mas a Polônia se recuperou para retomar o controle do jogo e marcar 25-21.

O Brasil também não conseguiu ficar à frente do adversário no início do segundo set. O time europeu liderou o jogo para alcançar 8-6 antes da primeira parada técnica. Com mais facilidade do que na primeira parcial, a Polônia garantiu mais um set, desta vez, pelo placar de 25-18.

NÚMEROS DE BERNARDINHO

O técnico Bernardinho assumiu o comando da seleção masculina em 2001 e, de lá para cá, soma 331 partidas, 299 vitórias e 32 derrotas. Brasil e Polônia já se confrontaram 47 vezes na história, com 29 vitórias da seleção brasileira e 18 derrotas. O último revés do time brasileiro para os poloneses havia sido em julho de 2002, pela Liga Mundial, por 3 sets a 2.

O terceiro set foi do Brasil, que não deu chances para os poloneses desde o início e chegou a abrir 8-1. Sem se encontrar, os donos da casa perderam por fáceis 25-14. A parcial seguinte foi mais equilibrada, mas a seleção brasileira realizou uma grande exibição no momento mais importante para fechar por 25-17 e levar a decisão ao tie-break.

O último set começou com um bom desempenho do Brasil, que caiu logo na sequência. A seleção da casa aproveitou a oportunidade para garantir a vitória, mesmo que de forma apertada. A Polônia fechou o placar por 3 a 2, com uma parcial de 20-18.

Agora, a seleção brasileira segue para a cidade de Bydgoszcz, onde disputará o quadrangular Hubert Jerzy Wagner. O torneio será disputado de sexta a domingo, e contará ainda com as equipes da República Tcheca, Bulgária e Polônia. A estreia do Brasil será contra a República Tcheca, nesta sexta-feira. E Bernardinho terá nova chance de atingir a marca de 300 vitórias com a seleção.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host