UOL Esporte Vôlei
 
11/03/2010 - 20h34

Com Fofão 'quarentona', São Caetano bate Osasco na 1ª vitória em clássicos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • 'Aniversariante' Fofão, 40 anos, comanda a vitória do São Caetano por 3 a 1 sobre o rival Osasco

    'Aniversariante' Fofão, 40 anos, comanda a vitória do São Caetano por 3 a 1 sobre o rival Osasco

Um dia após completar 40 anos, a levantadora Fofão ajudou a construir a primeira vitória do Blausiegel/São Caetano em clássicos na atual edição da Superliga feminina de vôlei. Em jogo marcado por muito erros, o time do ABC impôs o placar de 3 a 1 (25-21, 19-25, 25-19 e 25-18) ao Sollys/Osasco na noite desta quinta-feira e impediu que o rival reassumisse a liderança do torneio.

Em clássicos na temporada 2009/2010, o São Caetano somava duas derrotas para o Unilever por 3 a 0, um revés diante do próprio Osasco e um diante do Pinheiros/Mackenzie, próximo adversário das comandadas do técnico Mauro Grasso, às 10h do sábado.

Agora, o São Caetano soma a 14ª vitória em 20 jogos e segue em quinto. O Osasco liderava a competição antes do início da nona rodada do returno. Mas com a vitória do Pinheiros sobre o São Bernardo na noite anterior e a quarta derrota no torneio, as comandadas de Luizomar de Moura ficam na vice-liderança.

Comandadas pela levantadora campeã olímpica e 'aniversariante' Fofão, o São Caetano fez um primeiro set impecável. Atuando como mandante, o time do ABC ainda contou com desempenho irregular do Osasco para fazer 25-21. “Ontem não pude comemorar por causa do jogo, que era muito importante para nós. Eu pedi um presente legal e veio. Melhor do que isso não podia ser”, disse Fofão ao canal Sportv.

CENTRAIS BRILHAM, E DÃO 16ª VITÓRIA A UNILEVER

Com 16 pontos de Fabiana e 12 de Carol Gattaz, a Unilever venceu o Praia Clube/Banana Boat por 3 a 0 (25-18, 25-15 e 25-18) e alcançou seu 16º triunfo em 19 jogos disputados na Superliga feminina de vôlei. A equipe do Rio de Janeiro é a quarta colocada em números de pontos, mas tem campanha semelhante a do líder Pinheiros.

O Usiminas/Minas sofreu para derrotar o Sport/Banco BMG em cinco parciais (17-25, 25-17, 25-16, 17-25 e 15-13). Em outra partida da noite, o Vôlei Futuro tinha o mando de quadra, mas foi surpreendido pelo Macaé Sports ao perder por 3 a 2 (25-22, 26-24, 24-26, 12-25 e 15-6), mas se mantém na zona de classificação aos playoffs.

As comandadas de Mauro Grasso não conseguiram manter o ritmo do parcial inicial e atuaram na condição de perseguidoras por quase todo o segundo set. O Osasco voltou com a levantadora Carol Albuquerque e jogou fácil – chegou a abrir 22-14. Durante tempo, o técnico do São Caetano pediu que as jogadoras tirassem o máximo de pontos possíveis já prevendo a derrota no set e projetando o período seguinte.

E as atletas do ABC cumpriram o que o comandante pediu, mas não evitaram a derrota por 25-19, quando Carol Albuquerque acionou Thaísa. A meio-de-rede que definiu o último ponto do segundo set não teve o mesmo desempenho na parcial seguinte. A dupla de centrais do Osasco, aliás, foi ofuscada pelas adversárias Juciely e Natália Martins, que fizeram boa partida.

Adenízia chegou até a ser substituída e voltou só no quarto set. O Osasco abusou dos erros na terceira parcial – foram dez ao todo – com direito até a perda de ponto em posicionamento errado na quadra. O São Caetano soube aproveitar o mau momento das rivais e sobraram até o 20º.

A reserva Andreia entrou e fez a diferença no saque. Quando a meio-de-rede iniciou sua passagem pelo serviço, o placar marcava 20-12 para a equipe do ABC. A central conseguiu quebrar o passe das adversárias e só deixou o posto porque Juliana atacou para fora e permitiu que o São Caetano finalmente rodasse (20-18). As anfitriãs souberam aproveitar a vantagem obtida ao longo do set e fecharam em 25-19. Mesmo com recepção ruim, Sheilla levantou de manchete para Mari, que definiu em bela diagonal.

Irregular na partida, o Osasco sofreu um verdadeiro apagão na quarta parcial e chegou ao primeiro tempo técnico perdendo por 8 a 1. A ‘aniversariante’ Fofão ainda ‘ganhou’ de presente uma bolada no rosto de Thaísa. Na sequencia da jogada, as visitantes tiveram a chance de definir o ponto, mas foram paradas por Natália Martins. Ao São Caetano restou administrar para fechar em 25-18, em ace de Mari - a bola ainda tocou na rede antes de cair no chão.

“É uma vitória para dar moral. Precisamos trabalhar e melhorar muito para transformar isso em um padrão de jogo”, advertiu o técnico Mauro Grasso.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host