UOL Esporte Vôlei
 
18/02/2010 - 20h24

Osasco leva susto, mas vence Vôlei Futuro e mantém ponta na Superliga

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Sollys/Osasco foi surpreendido pelo Vôlei Futuro no início da partida da terceira rodada do 2º turno da Superliga feminina de vôlei. Mas a equipe das campeãs olímpicas Carol Albuquerque, Thaísa, Sassá e Jaqueline reagiu e venceu de virada por 3 sets a 1 (19-25, 25-21, 25-14 e 25-16), na noite desta quinta-feira. Mesmo sem o término da rodada, o time de Luizomar de Moura assegura a liderança da competição nacional.

O Osasco soma a quinta vitória consecutiva, a 14ª em 15 jogos disputados. Com a sétima derrota na campanha, o Vôlei Futuro terá a difícil missão de se reabilitar diante do Pinheiros/Mackenzie. O confronto do sábado, aliás, encerra a maratona de embates paulistas do time de Araçatuba, que nas rodadas anteriores perdeu para o Blausiegel/São Caetano e venceu o São Bernardo.

Jogando em casa, o Vôlei Futuro soube aproveitar o fator quadra e iniciou melhor o confronto no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba. As comandadas do medalhista olímpico de prata William dominaram praticamente toda a primeira parcial para fechar em 25-19, com nove erros do Osasco.

Embalado pelo bom começo de jogo, o time do interior liderou também boa parte do segundo set, mas no momento decisivo permitiu que o Osasco crescesse. O Vôlei Futuro fez 18-16, mas viu as visitantes empatarem em 20-20 e, na sequência, estagnou para o atual vice-campeão da Superliga fechar em 25-21, após alterações feitas pelo técnico Luizomar de Moura.

A virada na segunda parcial parece ter provocado um efeito psicológico negativo na equipe de Araçatuba. Com um potente ataque, com destaque para a ponteira Natália, o Osasco liquidou o set mais curto em 25-14.

No último e tenso set, as visitantes chegaram com tranquilidade ao primeiro tempo técnico (8-3). Ao Osasco coube a missão de apenas administrar a vantagem para chegar a sua 14ª vitória. Mesmo com a partida praticamente definida, a central visitante Adenízia discutiu na rede com a dominicana Mambru e ambas foram advertidas com cartão amarelo, que representa um ponto ao adversário.

Luizomar de Moura sacou Adenízia, que vinha se destacando na partida, e o duelo continuou até ser finalizado em 25-16. "Nós do Osasco não aceitamos este tipo de provocação. A dominicana estava comemorando na nossa cara. Isso é uma coisa que eu não aceito. Eu peço desculpa à equipe e à comissão técnica. Mas tenho sangue muito quente e não aceito ninguém gritando na minha cara", explicou a central ao canal Sportv.

A capitã do Vôlei Futuro, Ana Cristina, também comentou a discussão na rede. "Este é o estilo da Mambru, é a comemoração dela. Ela já tinha sido advertida pelo árbitro, não precisava a Adenízia vibrar por querer na cara dela. Mas isso é coisa de jogo, ninguém gosta de tomar vibração na quadra. Na hora do sangue quente ninguém."

Favoritos vencem

Assim como o Osasco, São Caetano e Pinheiros também confirmaram seus favoritismos nesta quinta, mas como mais facilidade. A equipe do ABC fez 3 a 0 (25-17, 26-24 e 25-23) no Sport/Banco BMG, com destaque para a atuação da campeã olímpica Mari, com 13 pontos. O time de capital fez 25-18, 25-15 e 25-10 no Praia Clube/Banana Boat. Fernanda Rodrigues, com 15 acertos, e Lia, com 13, foram as maiores pontuadoras da partida.

*Atualizada à 23h59

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host