UOL Esporte Vôlei
 
Alexandre Arruda/CBV/Divulgação

Ponteira Érika comemora ponto; ponta do Unilever é a maior pontuadora da história da Superliga

29/01/2010 - 23h47

Érika se torna a maior pontuadora da Superliga e Unilever vence no sufoco

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Ponteira Érika comemora ponto; ponta do Unilever é a maior pontuadora da história da Superliga

    Ponteira Érika comemora ponto; ponta do Unilever é a maior pontuadora da história da Superliga

Aos 29 anos, a ponteira Érika, do Unilever, alcançou na noite desta sexta-feira o recorde de pontos de uma jogadora na história da Superliga feminina, superando Elisângela por dois pontos para chegar a 3.381 na vitória da equipe do Rio de Janeiro fora de casa contra o Cativa/Pomerode por 3 sets a 2, com parciais de 25-22, 23-25, 21-25, 25-21 e 15-5.

Érika iniciou a partida precisando de apenas seis pontos para superar a marca de Elisângela e no segundo set anotou cinco, igualando o antigo recorde no 16º ponto do Unilever contra o Cativa. A ponteira se isolou como maior pontuadora da Superliga ao fazer o terceiro ponto de sua equipe no terceiro set, em um ataque pela direita.

"Eu fico feliz e acho que é uma carreira vitoriosa e tem mais esse marco para a história. Pretendo jogar muito mais mais ainda, fazer muito mais se continuar com a minha saúde", afirmou Érika ao Sportv após a partida.

Na partida, a equipe treinada por Bernardinho conseguiu fazer a diferença no primeiro set com a eficiência do bloqueio, que conseguiu cinco pontos contra nenhum do Cativa, obtendo os três pontos de vantagem ao final da parcial, com 25 pontos a 22.

A equipe catarinense conseguiu uma reação no segundo set e contou com erros do Unilever para levar a vantagem na parcial e igualar a partida ao aplicar 25 a 23, com o time do Rio de Janeiro voltando a perder um set, o que não ocorria desde a segunda rodada, quando perdeu o terceiro set da partida contra o Minas, vencida por 3 a 1 no dia 12 de dezembro.

A oposta Tandara começou a desequilibrar a partida a favor da equipe de Brusque no terceiro set, quando a equipe catarinense se mostrou superior ao Unilever e chegou à virada ao fechar a parcial por 25 pontos a 21, com a equipe de Bernardinho sem conseguir encontrar o seu melhor jogo.

O Unilever voltou a ser superior que a equipe catarinense no quarto set, quando o time da casa cometeu 11 erros, sendo quatro em saques. Apesar de também não conseguir jogar em seu melhor nível, o time do Rio de Janeiro aproveitou as falhas das jogadoras rivais para fechar com 25 sets a 21 e levar a partida para o tie-break.

Depois de levar perigo ao Unilever durante a maior parte da partida, o Cativa não se encontrou no quinto set e viu a equipe carioca dominar o confronto para chegar à sua vitória mais difícil na Superliga, mas que teve um final mais tranquilo devido à queda no nível das adversárias, com a partida encerrada em 15-5, mantendo o time carioca como único invicto na competição.

Neste domingo, às 11h (de Brasília), o Unilever volta a jogar em confronto com o São José, novamente em Santa Catarina. Já o Cativa/Pomerode joga novamente em casa contra outra equipe do Rio de Janeiro, o Macaé, às 10h30.

Na outra partida disputada nesta sexta-feira, o Macaé venceu o duelo entre as duas piores equipes na classificação da Superliga feminina em confronto fora de casa contra o São José, com 3 sets a 0 e parciais de 25-14, 25-18 e 26-24.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host