UOL Esporte Vôlei
 
Koji Sasahara/AP

Gamova jogou muito bem contra o Brasil e foi eleita a melhor jogadora do Mundial

14/11/2010 - 11h40

Carrasca do Brasil, Gamova é eleita a melhor jogadora do Mundial

Lello Lopes
Em Tóquio (Japão)

Algoz do Brasil na final do Mundial feminino de vôlei nesse domingo, a ponteira russa Gamova foi eleita a melhor jogadora do campeonato. Na decisão, ela marcou 35 pontos e foi fundamental para a vitória russa por 3 sets a 2.

Nenhuma atleta do Brasil ganhou prêmios individuais no Mundial. A outra ponteira da Rússia, Kosheleva, foi eleita a melhor atacante. A meio de rede Furst, da Alemanha, ganhou o prêmio de melhor bloqueadora. Da seleção norte-americana, que ficou em quarto lugar no Mundial, duas jogadora foram premiadas: Sykora, como melhor líbero, e Logan Tom, como melhor recepção.

Na posição de levantadora, o prêmio foi para a chinesa Wei, que superou a favorita Takeshita, do Japão. No saque, a melhor do Mundial foi Grothues, da Holanda. E a turca Darnel acabou o campeonato como a maior pontuadora.

O desempenho de Gamova na final ganhou elogios de toda a seleção brasileira. "Ela que jogou sozinha. Ela que ganhou esse campeonato, esse jogo. Infelizmente não deu para a gente. Não tenho o que falar. É o segundo Mundial que deixamos escapar", disse a ponteira Jaqueline, uma das jogadoras mais emocionadas após a derrota para a Rússia.

Na final, Gamova marcou 35 pontos, oito apenas no tie-break. "Ela jogou uma partida memorável, que vai ficar na história da carreira dela. A gente não conseguiu pará-la em momento algum. Defendemos algumas bolas, mas ela virou 80% das bolas que atacou (na verdade foram 54,72%), teve um percentual altíssimo, estava numa forma esplendorosa e a gente realmente não conseguiu pará-la", analisou o técnico da seleção brasileira, José Roberto Guimarães.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host