Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Posse de Bola #245: São Paulo elimina o Palmeiras. Sorte de Ceni contra Abel?

Do UOL, em São Paulo

15/07/2022 11h43

A definição dos classificados para as quartas de final da Copa do Brasil terminou com o São Paulo eliminando o Palmeiras nos pênaltis no Allianz Parque, em jogo que teve reclamações contra a arbitragem, Raphael Veiga desperdiçando pênaltis, o goleiro Jandrei se destacando e o técnico Abel Ferreira citando a sorte como aliada do time de Rogério Ceni na disputa.

No podcast Posse de Bola #245, Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a classificação do São Paulo e as polêmicas durante e após a partida, bem como a definição do Flamengo garantido nas quartas diante do Atlético-MG, o Corinthians avançando com derrota contra o Santos e o que o sorteio pode apresentar para a temporada.

Mauro Cezar Pereira comenta a declaração dada por Abel Ferreira na entrevista coletiva após o jogo, quando citou a sorte a favor do time adversário. O colunista do UOL afirma que talvez o treinador português ignore que também já contou com a sorte em momentos importantes de suas principais conquistas no futebol brasileiro.

"O Abel aprendeu uma lição, não sei se aprendeu, parece que aprendeu, que a sorte não veste camisa. Porque quando ele fala da sorte, ele talvez ignore que ela esteve do lado dele em praticamente todas as conquistas, nas mais importantes que ele obteve aqui no futebol brasileiro", diz Mauro Cezar.

"Eu entendo até que a pergunta foi feita com determinado contexto, até muito insistente dos colegas que foram levando. Mas o Abel estava muito claramente na coletiva contrariado, irritado, incomodado porque ele estava do outro lado", completa.

O jornalista cita a classificação do Palmeiras contra o Atlético-MG na semifinal da Libertadores de 2021, assim como a final contra o Flamengo pela mesma competição, além de lembrar dos confrontos com o River Plate e o Santos na edição anterior da competição continental.

"Deyverson, um herói improvável, saiu do banco. Breno Lopes, herói improvável, saiu do banco, tudo isso também é o que? Tem sorte. Mas aí virou livro, virou força mental, virou estrategista, virou liderança. Os rivais do Palmeiras sempre lembram da sorte, mas do lado verde sempre se colocou o cara no pedestal como se fosse o gênio da lâmpada, reinventar do futebol", diz Mauro.

"Ele é um belo técnico, muito promissor, um cara jovem, pode ir muito longe, mas a sorte também esteve do lado dele e desta vez esteve do lado do São Paulo, essa é a grande lição. A maneira como a sorte foi tratada eu achei inadequada porque ela está aí o tempo todo e não foi só sorte do São Paulo, foi também, não diria incompetência, mas talvez uma pequena recaída palmeirense", conclui.

Juca Kfouri aponta o goleiro Jandrei como herói do São Paulo e considera que a partir desta classificação, com o time de Rogério Ceni levando a melhor diante do comandado por Abel Ferreira, que o Tricolor ganha força e pode até mudar sua rota na temporada.

"Falar de sorte é óbvio. Quando você viu um time perder um pênalti e no conta-ataque ter um pênalti apitado e aquilo que era 3 a 0 virar 2 a 1? Pênalti que na minha modestíssima opinião não aconteceu, da mesma maneira como não aconteceu o que o Palmeiras reclama no Dudu. 2 a 1, o Palmeiras sentiu, ainda tentou e não conseguiu, foi eliminado pela quinta vez em cobranças de pênalti", diz Juca.

"O São Paulo mais uma vez foi a pedra no sapato do Palmeiras e isso tem valor inestimável, é uma classificação que dá casca para o São Paulo, que pode mudar a rota do São Paulo nessa temporada por fortalecê-lo moralmente a este ponto", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.