Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Posse de Bola #236: Palmeiras, Corinthians e São Paulo no alto, Flamengo mal e Vasco empolga

13/06/2022 11h36

O trio paulista formado por Palmeiras, Corinthians e São Paulo garantiu as três primeiras posições do Brasileirão na 11ª rodada, após vitórias das equipes comandadas por Abel Ferreira, fora de casa diante do Coritiba, e de Vítor Pereira e Rogério Ceni, ambos em casa, contra Juventude e América-MG. Já o Flamengo estreou o técnico Dorival Júnior perdendo a terceira seguida, desta vez para o Internacional, que já é o quarto colocado.

No podcast Posse de Bola #236, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a liderança do Palmeiras, a diferença para os dois rivais estaduais, além da crise do Flamengo, o Atlético-MG com novo tropeço em casa e na Série B o Vasco vencendo o líder Cruzeiro e chamando a atenção com o Maracanã lotado.

Para Juca Kfouri, o time de Abel Ferreira é quem começa a sobrar no Campeonato Brasileiro, ainda que a diferença na pontuação não seja grande, mas chamando a atenção para um time que consegue render mesmo com desfalques importantes como Raphael Veiga e Gustavo Gómez.

"O Palmeiras começa a sobrar preocupantemente em relação aos seus demais concorrentes. A maneira como jogou no Couto Pereira, parecia que ele estava na casa dele, para um time que estava invicto há 14 jogos no Couto Pereira nesta temporada, tinha vencido todos os jogos, menos o São Paulo, com quem empatou, cinco jogos do Brasileirão. E o Palmeiras não tomou o menor conhecimento", diz Juca.

"A diferença é muito grande e lembrando que o Palmeiras está jogando sem o seu melhor jogador, o Raphael Veiga está lesionado, o Gustavo Gomez não estava na zaga, o xerifão, o cara que dá segurança. O Palmeiras não toma gol há seis jogos, enfim, a diferença está muito grande para os demais. A autoridade com que o Palmeiras joga contra os seus adversários impressiona", completa.

Mauro Cezar Pereira também aponta o momento ruim daqueles que eram apontados como os principais concorrentes do Palmeiras na luta pelo título brasileiro, considerando que o Flamengo hoje não pode mirar o clube paulista, enquanto o Galo também vive crise técnica.

"O Flamengo não é adversário do Palmeiras hoje, o Flamengo é adversário de outros times e dele mesmo. Aliás, o inimigo mora em casa", diz Mauro.

"O Atlético-MG está em uma crise danada também, quase perdeu para o Santos, com uma bola na trave no final, o Santos com um homem a menos por mais de 30 minutos, com um monte de meninos em campo, sem o Marcos Leonardo, que foi jogar um possante torneio sub-20", completa.

Já no caso do vice-líder Corinthians e o terceiro colocado São Paulo, Arnaldo Ribeiro afirma que eles não fazem mais do que a obrigação caso terminem o campeonato entre os quatro primeiros, destacando que o investimento de ambos foi para buscar mais do que simplesmente uma vaga na Libertadores, considerando também as chances que eles têm de títulos na temporada.

"Não acho, pelo investimento de Corinthians e São Paulo, grande mérito acabar a temporada simplesmente entre os times que vão para a Libertadores, acho que Corinthians e São Paulo, pelo investimento, tinham que, além disso, buscar um título", diz Arnaldo.

"Tem a chance o Corinthians na Libertadores e na Copa do Brasil, o São Paulo na Sul-Americana e na Copa do Brasil. Terminar os dois simplesmente na posição que estão, legal, via Brasileiro é ok, mas pelo que investiram não é mais do que a obrigação para mim. Corinthians e São Paulo investiram para estar entre o grupo de classificados para a Libertadores do próximo ano", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.