PUBLICIDADE
Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Posse de Bola #224: Corinthians líder, Flamengo e Palmeiras sofrem na Copa do Brasil

Do UOL, em São Paulo

02/05/2022 11h15

O fim de semana no futebol brasileiro teve vitórias apertadas do Flamengo contra o Altos, do Piauí, e do Palmeiras sobre a Juazeirense, da Bahia, pela Copa do Brasil, além do Corinthians assumindo a liderança do Brasileirão ao bater o Fortaleza em um jogo no qual foi o time nordestino que criou as melhores chances durante o primeiro tempo.

No podcast Posse de Bola #224, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira comentam as dificuldades encontradas por Flamengo e Palmeiras atuando com times cheios de jogadores reservas, assim como o Corinthians e o desabafo do técnico Vítor Pereira sobre não ter utilizado seu time principal no dérbi.

Mauro Cezar afirma que os torcedores precisam se acostumar que não haverá time titular este ano, os técnicos terão de revezar os jogadores e a exigência por atuações espetaculares não cabe devido ao fato de ser uma temporada atípica, com muitos jogos seguidos e sem descanso, já que a Copa do Mundo acontece a partir de 21 de novembro.

"É claro que não é o ideal, faltou ao Palmeiras, faltou ao Flamengo, mas não vai ter essa excelência, esse desempenho espetacular, isso não vai acontecer. A entrevista do Vítor Pereira ontem foi muito didática, não é o primeiro técnico estrangeiro a falar isso aqui, é óbvio, não tem como", diz Mauro Cezar.

"A Copa do Mundo acaba em seis meses, então você tem um período curtíssimo para fazer 34 rodadas de Brasileiro, metade da fase de grupos da Libertadores e o que vem depois, o mesmo vale para a Sul-Americana, Copa do Brasil jogo a rodo, tudo com ida e volta, já teve estadual, não tem jeito, vai ser assim, vai ter jogador machucado, jogador indo e voltando, como que você vai querer que os times tenham sempre a mesma motivação, o mesmo pique, o mesmo empenho e o mesmo desempenho? Não vai ter, simples assim", completa.

Apesar deste cenário, Arnaldo Ribeiro afirma que o resultado com apenas um gol de vantagem para Flamengo e Palmeiras na Copa do Brasil foi uma chance desperdiçada até de poder utilizar um time mais alternativo na segunda partida de seus confrontos, o que é pior no caso do clube paulista por ter um elenco mais curto.

"Foi uma chance desperdiçada. Por mais que seja protocolar, não dá para arriscar totalmente. Por mais que seja o Palmeiras com inversão de mando, não dá para arriscar como foi com o CRB na temporada passada, lembrando que o Palmeiras havia vencido o CRB em Alagoas, foi para o Allianz para empatar e se classificar, acabou eliminado nos pênaltis, então a diferença é de um gol, não é uma coisa encaminhada como por exemplo fez o Atlético-MG com o Brasiliense", diz Arnaldo.

"Existia até a previsão por parte do Abel Ferreira de talvez resolver a situação na Copa do Brasil, no jogo da ida, como aconteceu no primeiro turno da Libertadores, em uma chave mais fácil, para poder descansar todo mundo, porque o Palmeiras não consegue formar dois times, ele tenta mesclar, como foi durante a semana. Agora, talvez descanse o time inteiro na viagem da Libertadores, mas na Copa do Brasil vai ter que usar parte dos titulares, senão é dar muito sopa para o azar", conclui.

O programa também analisa mais um tropeço do Atlético-MG e a torcida na bronca com o técnico Antonio Mohamed, o Corinthians batendo o Fortaleza com grande atuação do goleiro Cássio, as vaias da torcida do Botafogo no empate com o Juventude, a volta de Fernando Diniz ao Fluminense e o processo do Vasco para se tornar SAF.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.