Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Posse de Bola #222: Santos líder, Palmeiras amassa o Corinthians, Flamengo e Galo tropeçam

Do UOL, em São Paulo

25/04/2022 12h02

O Campeonato Brasileiro teve o Santos atingindo a liderança na terceira rodada com a vitória por 3 a 0 sobre o América-MG em fim de semana que teve tropeços de Flamengo e Atlético-MG, empate do Red Bull Bragantino com o São Paulo e o Palmeiras fazendo 3 a 0 no clássico diante do Corinthians na Arena Barueri. Razão para empolgar o torcedor santista? Ainda não.

No podcast Posse de Bola #222, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a liderança santista, a pressão sobre o Corinthians para encarar o Boca Juniors depois de perder o clássico para o Palmeiras, o alívio de Rogério Ceni fora de casa, as reclamações sobre o pênalti que deu a vitória ao Athletico-PR contra o Flamengo, além do tropeço do Atlético-MG depois de ter 2 a 0 contra o Coritiba.

Em relação à liderança santista, Mauro Cezar Pereira lembra que a posição é pouco relevante nesta rodada ao considerar o histórico do Campeonato Brasileiro de pontos corridos e que a pontuação neste início é mais para dar alívio ao torcedor santista, que na temporada passada viu o time brigar contra o rebaixamento.

"É relevante porque o Santos busca ter paz nessa temporada, ficar longe do rebaixamento, ano passado correu riscos. Claro, é um trabalho também de um técnico de fora, que está no começo, de repente apresenta alguma coisa de positivo, mas ainda é muito cedo, muita coisa ainda vai acontecer. Acho que vale para o torcedor do Santos um pouco de alívio", diz Mauro Cezar.

Mauro Cezar: Atuação do Palmeiras deu razão às críticas ao Abel

Já em relação ao clássico entre Palmeiras e Corinthians, o jornalista aponta que a atuação do time de Abel Ferreira, mesmo que diante de um rival sem sua força máxima, mostrou que as críticas nos momentos em que o time jogava explorando contra-ataques eram pertinentes.

"Do Palmeiras fica muito claro o seguinte, dá sim para fazer um gol e buscar o segundo, fazer o segundo e buscar o terceiro. Aquela opção de sempre recuar que a gente sempre criticou, criticávamos com razão. Fez isso com o São Paulo e fez isso agora contra o Corinthians. Não é muito melhor do que fazer um golzinho e recuar, ficar esperando um contra-ataque esperto? Faz um, enfia a faca e roda, faz o segundo. Foi o que aconteceu", afirma o colunista do UOL.

Mauro Cezar: Fla perdeu com pênalti cavado, mas não justifica a atuação

Sobre o jogo entre Athletico-PR e Flamengo na Arena da Baixada, Mauro diz que não marcaria o pênalti dado em Marcelo Cirino, apontando que foi uma cavada do jogador, mas considera injustificável a atuação do time comandado por Paulo Sousa.

"O pênalti, na minha visão, se há um contato, não é o que derruba o jogador, na sequência o Cirino tropeça nas próprias pernas, a meu ver de forma proposital, numa famosa cavada, para arrumar um pênalti (?). Isso não justifica a atuação ridícula do Flamengo", diz o jornalista.

Arnaldo: Galo deu uma relaxada e nesse campeonato não pode

Já o tropeço do Atlético-MG em Belo Horizonte depois de fazer 2 a 0 sobre o Coritiba é visto por Arnaldo Ribeiro como uma relaxada do time comandado por Antonio Mohamed.

"O Atlético-MG depois do 2 a 0 deu aquela folgada, deu uma relaxada e nesse campeonato não dá para dar uma relaxada. Acho que o Coritiba é um time bem armado, veio modificado no segundo tempo e roubou dois pontos preciosos. Essa sequência poderia significar uma abertura de diferença nas oito primeiras rodadas, sete primeiras rodadas. Esse empate já coloca a coisa em uma outra situação para o Galo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.