Topo

Copa 90 - Lazaroni, Maradona e uma seleção (talvez) injustiçada

Do UOL, em São Paulo

21/11/2021 04h00

No dia 21 de novembro de 2022, em exatamente um ano, começa a Copa do Mundo do Qatar. E quando a bola rolar, a seleção brasileira vai completar um período de 20 anos sem ganhar um título mundial. É o mesmo jejum que o Brasil vivia na Copa do Mundo de 1990, na Itália, um dos capítulos mais enigmáticos da história do futebol nacional.

Quem inventou que o Brasil poderia jogar com três zagueiros?

Maradona ganhou da seleção com uma perna só?

O Craque Neto salvaria o Brasil da eliminação para a Argentina?

Para entender o fenômeno que foi a Copa da Itália e aquele time que, quatro anos depois, finalmente devolveu o Brasil ao posto de melhor time do planeta (oito dos titulares do Tetra de 1994 estavam no elenco que perdeu em 1990), o UOL revive o antes e o durante daquele Mundial em "Copa 90 - Lazaroni, Maradona e uma seleção (talvez) injustiçada". O lançamento está marcado para o dia 30 de novembro e, em seis episódios, navegará pelas histórias que moldaram aquela seleção, da chegada do técnico Sebastião Lazaroni até a fatídica derrota para a Argentina de Diego Maradona, por 1 a 0.

"A gente tinha 20 anos sem ganhar Copa do Mundo e precisava ganhar. Tinha um peso. Se perder agora, vai a 24 de novo. Eu vejo que essa geração tem que fazer o que a gente fez. Se unir entre eles. Muitos desses jogadores já perderam duas Copas já: 2014 e 2018. Só eles que podem mudar tudo isso. Em 1990 ou 1994, só nós poderíamos mudar", comentou o ex-zagueiro Ricardo Rocha, um dos personagens de "Copa 90".

O documentário aborda, por exemplo, como a campanha da Copa América de 1989 formou a dupla Bebeto e Romário, como a decisão de adotar o esquema 3-5-2 pegou até os jogadores de surpresa e como as discussões constantes dentro do grupo — algumas devido a condutas controversas do comando da CBF, à época com Ricardo Teixeira— minaram o desempenho em campo. "Quem fica, um Neymar da vida, um Thiago Silva, tem que pegar a batuta e dizer: 'Eu sei o que é perder'. Eu, no meu caso, sei o que é perder e ganhar. Eles ainda não sabem. Quando eu vejo alguns deles, falo sobre isso, a importância do título mundial", completou Ricardo Rocha.