PUBLICIDADE
Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Posse de Bola #165: Palmeiras x Flamengo na Libertadores; público de volta é bom pra quem?

01/10/2021 14h38

Pela primeira vez na história apenas clubes brasileiros estarão nas finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, um domínio do futebol do país na América do Sul, sendo que na principal competição o título será decidido entre os dois últimos campeões, casos de Flamengo e Palmeiras, que se classificaram eliminando Barcelona de Guayaquil e Atlético-MG, enquanto a Sul-Americana terá Athletico-PR e Red Bull Bragantino.

No podcast Posse de Bola #165, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a chegada de Alviverdes e Rubro-negros na final da Libertadores, a importância dos técnicos Abel Ferreira e Renato Gaúcho para tal, além do desabafo do treinador português para um suposto vizinho.

Dentre os finalistas das duas competições, Juca Kfouri aponta o Flamengo como aquele que mais o agrada, enquanto o Palmeiras foi aquele que conseguiu levar a melhor no confronto mais difícil, contra o Atlético-MG

"Quem mais me agrada é o Flamengo. Com todas as deficiências defensivas do time, é quem mais me agrada. Um time capaz de fazer aquele segundo gol que o Flamengo fez lá em Guayaquil é o time que mais me agrada, é o time que joga o futebol mais próximo do que eu considero um futebol bom de se ver, é o time que joga o futebol mais próximo daquele que eu gosto de ver o Bayern de Munique jogar, o Manchester City jogar, o Liverpool jogar, guardadas as diferenças", diz Juca.

"Agora, méritos ou tamanho de façanha, eu diria que o Palmeiras cometeu a maior façanha ao eliminar o Atlético-MG em Belo Horizonte, com torcida. Era, de todos os times, quem tinha o adversário mais difícil para derrotar, era quem jogou contra um dos favoritos", completa.

Na análise se há algum time favorito na Libertadores, Juca acredita que o tempo até a final, que será disputada no dia 27 de novembro, em Montevidéu, não permite apontar um, mas que hoje diante do Palmeiras seria o Flamengo, o que não seria da mesma forma se o Galo tivesse passado na terça-feira.

"Eu não diria hoje que o Flamengo é favorito diante do Atlético-MG, hoje, não diria. Digo que o Flamengo é favorito hoje diante do Palmeiras, não sei daqui dois meses. Então acho que há que se fazer esse reconhecimento", diz Juca.

O jornalista também dá o seu palpite sobre quem seria o vizinho de Abel Ferreira e aponta a Dona Lúcia, aquela da carta à seleção brasileira depois da derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014.

"Agora, gostaria mesmo nessa altura do campeonato de saber quem é o vizinho do Abel Ferreira, embora eu desconfie muito que ele possa se chamar Mauro Cezar, mas acho mesmo que ele pode chamar Mauro Cezar e tantos outros críticos como nós ao trabalho dele, por fazer um futebol desagradável de se ver, que não é um vizinho, é uma vizinha e se chama Dona Lúcia, e não vai aparecer jamais", diz Juca.

"Eu, que com muita frequência elogio a capacidade que o Abel tem de enfrentar os críticos, de não temer a imprensa, o que eu acho muito bom, fico me perguntando se não faltou coragem a ele de ir para o embate direto e não inventar um vizinho para o desabafo que fez. Aí melhor foi o Zagallo dizer 'vão ter que me engolir' dirigido, depois soube-se, ao falecido Juarez Soares e a mim, porque pelo menos tinha um endereço claro", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL