Topo

Mauro Cezar: Neste momento o Palmeiras é freguês do Flamengo

Do UOL, em São Paulo

14/09/2021 04h00

O Palmeiras chegou a nove jogos sem vencer o Flamengo com a derrota do último domingo, com cinco derrotas e quatro empates no período, com o time rubro-negro vencendo fora de casa mesmo sem contar com alguns de seus principais jogadores em campo, com gols marcados por Michael e Pedro, dois jogadores que são reservas no time de Renato Gaúcho.

No podcast Posse de Bola #160, Mauro Cezar Pereira afirma que o Palmeiras virou freguês do Flamengo no recorde de jogos dos últimos anos, chamando a atenção para o fato de esta vantagem rubro-negra ocorrer no momento em que ambos os clubes têm elencos fortes e brigam por títulos.

"Esse é outro ponto que eu acho que é importante lembrar, esse retrospecto, o Flamengo não perde desde 2017, são cinco vitórias e quatro empates. Desses quatro empates, um com aquele time de garotos do surto de covid, nem o Domènec estava no jogo e o outro o de Brasília, que teve vitória nos pênaltis e a taça ficou com o Flamengo. Então, em dois jogos houve a real igualdade, digamos assim, porque aquele empate do ano passado foi com sabor de vitória para o Flamengo", diz Mauro Cezar.

"Isso é muita coisa para o momento, é uma freguesia nesse recorte da história, no presente, é uma freguesia. Historicamente é outra história, se pegar todos os jogos o Palmeiras tem mais vitórias, me parece, mas nesse momento o Palmeiras é freguês do Flamengo, como dizem os argentinos, essa expressão que está vindo para cá, filho. É a paternidade, agora esse negócio pegou aqui também, na Argentina é assim que eles chamam a freguesia, eu prefiro chamar de freguês, o Palmeiras é freguês do Flamengo, os palmeirenses admitem isso, falam isso", completa.

O jornalista lembrou que em 2019 o Palmeiras demitiu dois treinadores depois de perder jogos para o Flamengo de Jorge Jesus, com as quedas de Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes.

"Se você fala 'o Palmeiras está em um momento difícil da sua história, com um time fraco e o Flamengo com um time forte', mas não, os dois têm elencos fortes, os dois são os clubes estáveis, então por que tanto perde para o Flamengo? É outra lição de casa para o Palmeiras parar, pensar e discutir. O que acontece? Como foram essas derrotas?", diz Mauro.

"Vai analisando uma por uma, com diferentes treinadores, com Felipão, com Mano Menezes e agora com o Abel Ferreira, sendo que esses dois que eu citei, brasileiros, foram demitidos depois de derrotas para o Flamengo do Jorge Jesus em 2019, está tudo nesse pacote, é muita derrota para o mesmo adversário no momento em que os dois são fortes. Uma freguesia no momento em que um é forte e o outro é fraco, é mais compreensível", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.